Sentir e pensar no ensino superior

autorregulação da emoção na aprendizagem acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15152

Palavras-chave:

crenças de autoeficácia, pensamento, sentimento, regulação emocional, autoformação

Resumo

Muitos alunos que ingressam no Ensino Superior não obtêm êxito nos estudos e evadem, pois apresentam emoções, sentimentos, pensamentos negativos e baixa crença de autoeficácia acadêmica que influenciam sua aprendizagem. Diante disso, este artigo tem como objetivo relatar a experiência de uma oficina vivenciada por um grupo de alunos de uma universidade federal na região sul do Brasil. Foram realizados dois encontros, em que foram discutidos os conceitos sobre emoção, sentimentos, pensamentos, crenças de autoeficácia acadêmica e aprendizagem. Também foram desenvolvidas estratégias de autorregulação da emoção na aprendizagem acadêmica. Ao final da experiência, pôde-se verificar que os alunos passaram a desenvolver capacidade de reconhecerem o papel das emoções, dos sentimentos, dos pensamentos e das crenças de autoeficácia acadêmica em sua aprendizagem. Conclui-se que mais oficinas como essa possam ser estratégias de permanência e enfrentamento à evasão, bem como permite trazer à discussão a importância da autorregulação emocional na aprendizagem acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Ribeiro Lyra, Universidade Federal da Fronteira Sul

Pós-doutora em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG, 2024). Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2019). Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2005). Possui graduação em Psicologia- Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG,1995), graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 1996), graduação em Psicologia- Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG,1996). Atua como professora universitária desde 2000. Desde 2010, atua como professora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó/SC. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de ensino e de aprendizagem, crença, emoção, neurociência e formação de professores.

Adriana Salete Loss, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Estágio no Exterior, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa/Portugal (2009) e Pós-doutorado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2014-2015), financiado pela CAPES.  Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - (2010). Experiência em gestão: Diretora da Organização Pedagógica - Pró-reitoria de Graduação da UFFS - (2011-2013). Coordenadora do curso de Pedagogia (2016 a abril de 2018), Coordenadora do Programa de Pós-graduação Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas (2019-2021) e Coordenadora Adjunta do curso de Pedagogia (12 de maio de 2022 a 31 de maio de 2023). Líder do grupo de Pesquisa Educação Popular na Universidade - GRUPEPU, certificado pelo CNPq desde 2012. Líder do grupo de pesquisa Educação Emocional GRUPEE, certificado pelo CNPq a partir de 2016. 

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutora em Ciências da Informação pela UFMG. Professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), lotada no departamento de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Especialista em Neuropsicopedagogia pela Nova Faculdade. Líder do grupo de pesquisa AVACEFETMG.

Downloads

Publicado

31-05-2024

Como Citar

LYRA, L. R. .; LOSS, A. S.; GROSSI, M. G. R. . Sentir e pensar no ensino superior: autorregulação da emoção na aprendizagem acadêmica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15152, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15152. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15152. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo