Entrevista com José Otero

a experiência de três décadas de pesquisa em metacognição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.15120

Palavras-chave:

metacognição, pesquisa, entrevista

Resumo

O presente texto integra o dossiê “Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem” e tem por objetivo apresentar um diálogo com o professor e pesquisador da Universidade de Alcalá, Espanha, Dr. José Otero, sobre sua trajetória formativa e profissional, bem como sobre a suas pesquisas na temática “Metacognição”. O professor Dr. José Otero, que gentilmente concedeu a presente entrevista, é pesquisador da área de metacognição associada a compreensão de textos e tem estudado a temática há mais de três décadas. Suas pesquisas tem servido de referência para a área de aprendizagem em Ciências e também para o campo da compreensão de textos. Na conversa com o professor, além de explorarmos os aspectos de sua atuação profissional, particulamente as pesquisas em metacognição, pontuamos outros aspectos como as tendências nas pesquisas em metacognição e sua contribuição à aprendizagem. O diálogo possibilitou comprender como a metacognição tem sido explorada em suas pesquisas. Por respeito ao idioma no qual foi realizada a entrevista, optamos por trazê-la em español, mantendo o idioma de origen do entrevistado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado pela Universidad de Burgos, Espanha. Professora do curso de Física e dos programas de pós-graduação em Educação e em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade de Passo Fundo, RS.

Downloads

Publicado

22-08-2023

Como Citar

ROSA, C. T. W. da. Entrevista com José Otero: a experiência de três décadas de pesquisa em metacognição. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e15120, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.15120. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15120. Acesso em: 17 jul. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem