Entrevista com José Otero
a experiência de três décadas de pesquisa em metacognição
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.15120Palavras-chave:
metacognição, pesquisa, entrevistaResumo
O presente texto integra o dossiê “Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem” e tem por objetivo apresentar um diálogo com o professor e pesquisador da Universidade de Alcalá, Espanha, Dr. José Otero, sobre sua trajetória formativa e profissional, bem como sobre a suas pesquisas na temática “Metacognição”. O professor Dr. José Otero, que gentilmente concedeu a presente entrevista, é pesquisador da área de metacognição associada a compreensão de textos e tem estudado a temática há mais de três décadas. Suas pesquisas tem servido de referência para a área de aprendizagem em Ciências e também para o campo da compreensão de textos. Na conversa com o professor, além de explorarmos os aspectos de sua atuação profissional, particulamente as pesquisas em metacognição, pontuamos outros aspectos como as tendências nas pesquisas em metacognição e sua contribuição à aprendizagem. O diálogo possibilitou comprender como a metacognição tem sido explorada em suas pesquisas. Por respeito ao idioma no qual foi realizada a entrevista, optamos por trazê-la em español, mantendo o idioma de origen do entrevistado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22-08-2023
Como Citar
ROSA, C. T. W. da. Entrevista com José Otero: a experiência de três décadas de pesquisa em metacognição. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e15120, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.15120. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15120. Acesso em: 17 jul. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem
Licença
Copyright (c) 2023 Cleci Teresinha Werner da Rosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.