Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB

entre a qualidade de ensino e a indução de resultados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15056

Palavras-chave:

Avaliação em Larga Escala, IDEB, Qualidade de Ensino

Resumo

O artigo analisa o IDEB e suas implicações para a qualidade do ensino escolar. Com uma abordagem qualitativa, utilizamos técnicas de revisão da literatura, análise de documentos e entrevistas. Os resultados indicam que a reforma do Estado dos anos 1990 produziu um discurso de melhoria da qualidade do ensino a partir da racionalidade do mercado. Nesse contexto o SAEB respondeu ao apelo à qualidade do ensino. Apesar de válido, esse sistema é insuficiente para aferir a qualidade do ensino por não considerar os contextos dos sistemas educacionais nem as características estruturais e pedagógicas das escolas públicas. Evidenciam-se fortes vínculos com os padrões de avaliação externa em larga escala, com tendência de ações reguladas centralmente e pontuais ações contínuas de avaliação formativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odete Mendes, UFPA

Professora da Universidade Federal do Pará-UFPA/Faculdade de Educação. Possui Doutorado em Educação (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura -PPGEDUC/UFPA.

Maria Edilene Ribeiro, UFPA

Doutora pela Universidade Federal do Pará, professora adjunta da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins/Cametá, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/ICED-UFPA).

Marcelo Barros Capela, SEDUC/PA

Professor da rede pública pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC - Pa) e pela Secretaria Municipal de Educação em Cametá (SEMED). Possui mestrado em Educação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura - PPGEDUC/UFPA. 

Downloads

Publicado

26-02-2024

Como Citar

MENDES, O.; RIBEIRO, M. E.; BARROS CAPELA, M. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB: entre a qualidade de ensino e a indução de resultados. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15056, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15056. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15056. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo