O uso do software Luz do Saber para a alfabetização de crianças com Deficiência Intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.14986

Palavras-chave:

Mediação, Software Luz do Saber, Deficiência intelectual

Resumo

No presente artigo, analisa-se a relação entre a mediação pedagógica do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), por meio do uso do Software Luz do Saber, e a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) por crianças que apresentam Deficiência Intelectual (DI). Adotou-se, como procedimento metodológico, a abordagem colaborativa, alternando encontros de planejamentos colaborativos e observações de sessões de intervenções. Participaram três professoras do AEE (P1, P2, P3) que acompanhavam crianças com DI (C1, C2, C3), por meio do uso do Software Luz do Saber. Entre os resultados obtidos, verificou-se que os planejamentos colaborativos, sob a coordenação da pesquisadora, alternados com as observações realizadas no AEE, possibilitaram que as professoras refletissem sobre os princípios de uma mediação intencional e significativa. Conclui-se que o software, em conjunto com as ações mediadoras das professoras, pode favorecer a apropriação do SEA, além de desenvolver a autonomia de crianças que apresentam DI.

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Biografia do Autor

Maria do Socorro Moraes Soares Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Professora efetiva da rede pública municipal, Prefeitura de Caucaia/Prefeitura de Fortaleza.

Adriana Leite Limaverde Gomes , Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006). Pós-Doutorado em Linguagem Escrita pela Universidade Federal de Pernambuco (2019/2020). Professora Associada II da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

28-02-2024

Como Citar

RODRIGUES, M. do S. M. S.; LIMAVERDE GOMES , A. L. O uso do software Luz do Saber para a alfabetização de crianças com Deficiência Intelectual. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e14986, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.14986. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14986. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo