O uso do software Luz do Saber para a alfabetização de crianças com Deficiência Intelectual
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.14986Palavras-chave:
Mediação, Software Luz do Saber, Deficiência intelectualResumo
No presente artigo, analisa-se a relação entre a mediação pedagógica do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), por meio do uso do Software Luz do Saber, e a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) por crianças que apresentam Deficiência Intelectual (DI). Adotou-se, como procedimento metodológico, a abordagem colaborativa, alternando encontros de planejamentos colaborativos e observações de sessões de intervenções. Participaram três professoras do AEE (P1, P2, P3) que acompanhavam crianças com DI (C1, C2, C3), por meio do uso do Software Luz do Saber. Entre os resultados obtidos, verificou-se que os planejamentos colaborativos, sob a coordenação da pesquisadora, alternados com as observações realizadas no AEE, possibilitaram que as professoras refletissem sobre os princípios de uma mediação intencional e significativa. Conclui-se que o software, em conjunto com as ações mediadoras das professoras, pode favorecer a apropriação do SEA, além de desenvolver a autonomia de crianças que apresentam DI.Downloads
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Publicado
28-02-2024
Como Citar
RODRIGUES, M. do S. M. S.; LIMAVERDE GOMES , A. L. O uso do software Luz do Saber para a alfabetização de crianças com Deficiência Intelectual. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e14986, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.14986. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14986. Acesso em: 18 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2024 Maria do Socorro Moraes Soares Rodrigues, Adriana Leite Limaverde Gomes

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