Práticas Interdisciplinares em Sala de Aula

conexões entre formação inicial e docência na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14962

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Educação básica, Prática pedagógica, Ensino

Resumo

Esta pesquisa buscou compreender como a interdisciplinaridade tem sido vivenciada em práticas de sala de aula por professores de ciências e matemática, formados em uma perspectiva interdisciplinar, egressos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop. Assim, para o desenvolvimento desta pesquisa, foram realizadas entrevistas narrativas com egressos do referido curso. O processo de análise se deu a partir dos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). Das análises emergiram as seguintes categorias: 1) interdisciplinaridade como integração de conteúdos isolados; 2) interdisciplinaridade como trabalho coletivo a partir de um projeto; 3) interdisciplinaridade por integração de conteúdos em temáticas; e 4) interdisciplinaridade pela historicidade. A partir dos dados obtidos, pode-se observar, nas narrativas dos professores, que existe uma diversidade de práticas desenvolvidas em sala de aula que mobilizam diferentes perspectivas interdisciplinares.

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Biografia do Autor

Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Sinop

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática- REAMEC (2018). Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2005), especialização em Ensino de Matemática pela mesma instituição (2007) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013). Atualmente é professora Adjunto IV com dedicação exclusiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Sinop/MT, lotada no Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, atuando também como professora e orientadora no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM), na linha de pesquisa Ensino de Matemática.

Andréia Dalcin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Doutorado (2008) e Mestrado (2002) em Educação área de Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas; graduação em Licenciatura em Ciências: Habilitação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (1996). Desenvolve pesquisas nos campos da História da Educação Matemática e Formação de Professores. Atualmente atua como professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - FACED/ Departamento de Ensino e Currículo. Atua como docente e pesquisadora permanente no Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística e como colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática ? PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática ? 

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Publicado

07-10-2023

Como Citar

TREVISAN, A. C. R.; DALCIN, A. Práticas Interdisciplinares em Sala de Aula: conexões entre formação inicial e docência na escola. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14962, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14962. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14962. Acesso em: 12 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo