Práticas Interdisciplinares em Sala de Aula
conexões entre formação inicial e docência na escola
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14962Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Educação básica, Prática pedagógica, EnsinoResumo
Esta pesquisa buscou compreender como a interdisciplinaridade tem sido vivenciada em práticas de sala de aula por professores de ciências e matemática, formados em uma perspectiva interdisciplinar, egressos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop. Assim, para o desenvolvimento desta pesquisa, foram realizadas entrevistas narrativas com egressos do referido curso. O processo de análise se deu a partir dos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). Das análises emergiram as seguintes categorias: 1) interdisciplinaridade como integração de conteúdos isolados; 2) interdisciplinaridade como trabalho coletivo a partir de um projeto; 3) interdisciplinaridade por integração de conteúdos em temáticas; e 4) interdisciplinaridade pela historicidade. A partir dos dados obtidos, pode-se observar, nas narrativas dos professores, que existe uma diversidade de práticas desenvolvidas em sala de aula que mobilizam diferentes perspectivas interdisciplinares.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
07-10-2023
Como Citar
TREVISAN, A. C. R.; DALCIN, A. Práticas Interdisciplinares em Sala de Aula: conexões entre formação inicial e docência na escola. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14962, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14962. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14962. Acesso em: 12 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2023 Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Andréia Dalcin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.