Hegemonia que vem da fábrica

modelo de gestão da rotina do trabalho docente em Pernambuco

Autores

  • John Mateus Barbosa IFCE

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14960

Palavras-chave:

Ensino Médio – Pernambuco, Hegemonia Empresarial, Trabalho Docente, Rotina, Gerencialismo

Resumo

O texto examina a filosofia e as bases epistemológicas do modelo de gestão Tecnologia Empresarial Socioeducacional – TESE, adotado na rede estadual de ensino em Pernambuco, destacando as características organizacionais que estruturam a rotina de trabalho dos(as) professores(as). Para tanto, analisamos documentos produzidos pela iniciativa privada que orientam a gestão do trabalho docente nas escolas. Embasam nossa análise conceitos gramscianos observados, principalmente, no texto intitulado Americano e Fordismo. O artigo conclui que a racionalidade gerencial desse modelo, inspirada filosoficamente no pragmatismo norte-americano e epistemologicamente no paradigma sistêmico, se materializa como método de gestão por meio do Ciclo PDCA. Este método transpõe características combinadas de concepções tayloristas e toyotistas de gestão do trabalho docente, todavia, associadas com noções consideradas democráticas para contornar ideologicamente a estrutura autoritária e centralizadora do modelo. Como decorrência dessa transposição, a rotina de trabalho docente assume as seguintes características organizacionais típicas das fábricas/empresas.  

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Biografia do Autor

John Mateus Barbosa, IFCE

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Pedagogo e mestre em Educação Contemporânea pelo Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. Professor EBTT (DIII - nível 1) do Instituto Federal do Ceará, Campus Iguatu. Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/2022 (Subprojeto: Geografia - Processo: 88887.726373/2022-00). Atua nos cursos de graduação (Licenciaturas em Química e Geografia) e pós-graduação (Educação Técnico-Profissional) do IFCE. Líder do Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão no Ensino Médio (LEPEEM), cadastrado no diretório do CNPq. Coordenador do projetos de pesquisa O Novo Ensino Médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e nas Escolas Técnicas Estaduais dos estados do Ceará, Pará e Pernambuco - desafios para o trabalho docente e para a formação da juventude, financiado pelo CNPq (Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa B - Grupos Consolidados).

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

BARBOSA, J. M. Hegemonia que vem da fábrica: modelo de gestão da rotina do trabalho docente em Pernambuco. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14960, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14960. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14960. Acesso em: 12 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas