Hegemonia que vem da fábrica
modelo de gestão da rotina do trabalho docente em Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14960Palavras-chave:
Ensino Médio – Pernambuco, Hegemonia Empresarial, Trabalho Docente, Rotina, GerencialismoResumo
O texto examina a filosofia e as bases epistemológicas do modelo de gestão Tecnologia Empresarial Socioeducacional – TESE, adotado na rede estadual de ensino em Pernambuco, destacando as características organizacionais que estruturam a rotina de trabalho dos(as) professores(as). Para tanto, analisamos documentos produzidos pela iniciativa privada que orientam a gestão do trabalho docente nas escolas. Embasam nossa análise conceitos gramscianos observados, principalmente, no texto intitulado Americano e Fordismo. O artigo conclui que a racionalidade gerencial desse modelo, inspirada filosoficamente no pragmatismo norte-americano e epistemologicamente no paradigma sistêmico, se materializa como método de gestão por meio do Ciclo PDCA. Este método transpõe características combinadas de concepções tayloristas e toyotistas de gestão do trabalho docente, todavia, associadas com noções consideradas democráticas para contornar ideologicamente a estrutura autoritária e centralizadora do modelo. Como decorrência dessa transposição, a rotina de trabalho docente assume as seguintes características organizacionais típicas das fábricas/empresas.Downloads
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Publicado
30-12-2023
Como Citar
BARBOSA, J. M. Hegemonia que vem da fábrica: modelo de gestão da rotina do trabalho docente em Pernambuco. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14960, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14960. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14960. Acesso em: 12 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas
Licença
Copyright (c) 2023 John Mateus Barbosa

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