Atelier Pedagógico e Participação Infantil

um Estado da Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.14947

Palavras-chave:

atelier pedagógico, participação infantil, escuta sensível, inovação

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar as contribuições de um Atelier Pedagógico como estratégia de ensino para a promoção da participação das crianças na construção das suas aprendizagens em salas multisseriadas. A pesquisa veio de um Estado da Arte que utilizou as seguintes palavras-chave para a seleção dos artigos na base de dados SciElo: “Atelier Pedagógico”; “Atelier”; “Participação Infantil”; “Loris Malaguzzi”; “Educação do Campo”; “Educação do Campo e A”; “Turmas Multisseriadas”; “Salas Multisseriadas” e “Estratégia de Ensino”. Enfim, a temática é inovadora e deve-se aprofundar com pesquisas práticas a fim de potencializar a relevância do tema e ratificar que a criança deve ser vista como um sujeito que apresenta voz e vez.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anne Heracléia Brito e Silva, UNIVATES

Doutoranda em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (Univates) e bolsista do PROSUC/CAPES. Autora e organizadora de livros nas áreas de saúde, educação e social. Mestra em Gestão Pública pela FEAD (2014); Pós-graduada em Psicologia da Educação pela UFPI (2008), em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela CHRISFAPI (2010), em Docência do Ensino Superior (CHRISFAPI) (2011); Bacharela em Psicologia pela FACIME/UESPI (2005); Licenciada em Ciências Biológicas pela UESPI (2002). Atualmente trabalha no Educandário Cristo como Psicóloga Escolar desde 2006; como docente nos cursos de graduações e pós-graduação na CHRISFAPI desde 2007; como psicóloga do DAE (Departamento de Assistência ao Educando) da SEDUC/Piripiri desde 2021. Experiências nas áreas educacional, clínica e comunitária. É acadêmica do curso de Bacharelado em Direito pela CHRISFAPI. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3414-8308 

Jacqueline Silva da Silva, UNIVATES

É professora titular da Universidade do Vale do Taquari (Univates) em Lajeado/RS. Atua nos cursos de Pedagogia, no Mestrado e no Doutorado em Ensino e no Mestrado e no Doutorado profissional em Ensino de Ciências Exatas. Graduada em Pedagogia pela UNISC (1993), mestrado em Educação pela PUCRS (1997) e doutorado em Educação pela UFRGS (2011). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7199-4047

Downloads

Publicado

16-02-2024

Como Citar

BRITO E SILVA, A. H.; SILVA, J. S. da. Atelier Pedagógico e Participação Infantil: um Estado da Arte. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e14947, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.14947. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14947. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo