Alguns exemplos de exercícios metacognitivos que promovem o desenvolvimento conceitual em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30.14943Palavras-chave:
Metacognição, Livro didático, Aprendizagem matemática, EnsinoResumo
Neste texto, após uma breve introdução sobre o conceito de metacognição e de sua importância no contexto educacional, apresentamos e discutimos alguns exemplos que ilustram o processo de articulação metacognitivo com vistas para o desenvolvimento conceitual adotado em alguns textos produzidos para o Projeto Livro Aberto de Matemática. Trata-se de uma pesquisa-ação descritiva. Nosso objetivo é, por meio de nosso relato, sensibilizar os produtores de materiais didáticos para considerarem a metacognição em seu trabalho. A partir de várias Oficinas realizadas com alunos do Ensino Médio, professores da Escola Básica e alunos de licenciatura em que aplicamos as atividades aqui relatadas, pudemos constatar o potencial e a importância a metacognição para promover o desenvolvimento conceitual.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
05-03-2024
Como Citar
BORTOLOSSI, H. J.; CRISSAFF, . L. L. D. S.; REZENDE, W. M. Alguns exemplos de exercícios metacognitivos que promovem o desenvolvimento conceitual em Matemática. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14943, 2024. DOI: 10.5335/rep.v30.14943. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14943. Acesso em: 13 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem
Licença
Copyright (c) 2024 Humberto José Bortolossi, Lhaylla Lhaylla Dos Santos Crissaff, Wanderley Moura Rezende

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.