Alguns exemplos de exercícios metacognitivos que promovem o desenvolvimento conceitual em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30.14943

Palavras-chave:

Metacognição, Livro didático, Aprendizagem matemática, Ensino

Resumo

Neste texto, após uma breve introdução sobre o conceito de metacognição e de sua importância no contexto educacional, apresentamos e discutimos alguns exemplos que ilustram o processo de articulação metacognitivo com vistas para o desenvolvimento conceitual adotado em alguns textos produzidos para o Projeto Livro Aberto de Matemática. Trata-se de uma pesquisa-ação descritiva. Nosso objetivo é, por meio de nosso relato, sensibilizar os produtores de materiais didáticos para considerarem a metacognição em seu trabalho. A partir de várias Oficinas realizadas com alunos do Ensino Médio, professores da Escola Básica e alunos de licenciatura em que aplicamos as atividades aqui relatadas, pudemos constatar o potencial e a importância a metacognição para promover o desenvolvimento conceitual.

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Biografia do Autor

Humberto José Bortolossi, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UEM, Mestrado em Matemática pelo IMPA e Doutorado em Matemática pela PUC-Rio. É professor Associado I da Universidade Federal Fluminense e professor bolsista do CEDERJ, tendo atuado em cursos de graduação (presencial e à distância), especialização e mestrado profissional. É coordenador do Instituto GeoGebra no Rio de Janeiro e do Projeto de divulgação Conecta Matemática, Atualmente tem se dedicado à questão da divulgação matemática para públicos diversos com diferentes mídias.

Lhaylla Lhaylla Dos Santos Crissaff, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutorado em Matemática Aplicada à Computação Gráfica pela PUC-Rio. Professora Associada do Departamento de Geometria da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática do IME-UFF.

Wanderley Moura Rezende, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense, professor do Programa de Metrado em Matemática Profissional em Rede e do Curso de Especialização em Ensino de Matemática do IME-UFF. 

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Publicado

05-03-2024

Como Citar

BORTOLOSSI, H. J.; CRISSAFF, . L. L. D. S.; REZENDE, W. M. Alguns exemplos de exercícios metacognitivos que promovem o desenvolvimento conceitual em Matemática. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14943, 2024. DOI: 10.5335/rep.v30.14943. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14943. Acesso em: 13 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem