Avaliação das capacidades metacognitivas no ensino de química analítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14919

Palavras-chave:

metacognição, inteligência triárquica, problemas químicos

Resumo

A prática da metacognição na condução das atividades de ensino potencializa o processo de aprendizagem do estudante e melhora seu desempenho acadêmico. Tendo em vista a demanda e a importância do acompanhamento da aprendizagem que mensurem as capacidades desenvolvidas pelos estudantes, se propõe a elaboração e análise de indicadores metacognitivos das aprendizagens, a partir da aplicação da metodologia de ensino denominada aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) nas aulas de química analítica. Para isso, elaborou-se previamente indicadores que foram destinados à avaliação de três capacidades metacognitivas: a criativa, a analítica e a prática. Estes indicadores foram estabelecidos em conformidade com a teoria triárquica da inteligência, de Robert Sternberg. Esse levantamento possibilitou as reflexões e decisões sobre os pressupostos do autoconhecimento dos estudantes em termos de suas características e capacidades, e por outro lado, atentou-se na análise das especificidades das tarefas acadêmicas realizadas durante a execução da ABRP. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Marine Damm, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em química (área de concentração: ensino de química) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Rafael de Queiroz Ferreira, Universidade Federal Espírito Santo

Doutor em química pela Universidade de São Paulo (2009). Professor associado III do Departamento de Química da Universidade Federal Espírito Santo (UFES).

Paulo Rogerio Garcez de Moura, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em educação em ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Professor adjunto II do Departamento de Química da Universidade Federal Espírito Santo (UFES).

Downloads

Publicado

30-12-2023

Como Citar

DAMM, B. M.; FERREIRA, R. de Q.; MOURA, P. R. G. de. Avaliação das capacidades metacognitivas no ensino de química analítica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14919, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14919. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14919. Acesso em: 15 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem