Avaliação das capacidades metacognitivas no ensino de química analítica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14919Palavras-chave:
metacognição, inteligência triárquica, problemas químicosResumo
A prática da metacognição na condução das atividades de ensino potencializa o processo de aprendizagem do estudante e melhora seu desempenho acadêmico. Tendo em vista a demanda e a importância do acompanhamento da aprendizagem que mensurem as capacidades desenvolvidas pelos estudantes, se propõe a elaboração e análise de indicadores metacognitivos das aprendizagens, a partir da aplicação da metodologia de ensino denominada aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) nas aulas de química analítica. Para isso, elaborou-se previamente indicadores que foram destinados à avaliação de três capacidades metacognitivas: a criativa, a analítica e a prática. Estes indicadores foram estabelecidos em conformidade com a teoria triárquica da inteligência, de Robert Sternberg. Esse levantamento possibilitou as reflexões e decisões sobre os pressupostos do autoconhecimento dos estudantes em termos de suas características e capacidades, e por outro lado, atentou-se na análise das especificidades das tarefas acadêmicas realizadas durante a execução da ABRP.Downloads
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Publicado
30-12-2023
Como Citar
DAMM, B. M.; FERREIRA, R. de Q.; MOURA, P. R. G. de. Avaliação das capacidades metacognitivas no ensino de química analítica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14919, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14919. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14919. Acesso em: 15 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem
Licença
Copyright (c) 2023 Bruna Marine Damm, Rafael de Queiroz Ferreira, Paulo Rogerio Garcez de Moura

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