Revisão Bibliográfica acerca do Transtorno do Espectro Autista em uma perspectiva Metacognitiva
implicações para o processo de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14906Palavras-chave:
Revisão da Literatura, Transtorno do Espectro Autista, TEA, Metacognição, Ensino e AprendizagemResumo
Este estudo apresenta como objetivo desenvolver uma revisão bibliográfica acerca de como as competências metacognitivas podem impactar no processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista. A metodologia adotada foi de uma revisão bibliográfica nas bases de dados OASISBR; SciELO Brasil; Scopus e ERIC. As palavras-chave adotadas foram: “Transtorno do Espectro Autista”; “Autismo”; “Metacognição” e “Aprendizagem”, e suas versões em inglês. Foram selecionados para análise quatro artigos que atendiam aos critérios de inclusão. Os resultados apontam para uma escassez de pesquisas sobre esta temática no Brasil, porém, com um desenvolvimento em países como Estados Unidos e Reino Unido. Observa-se que os sujeitos autistas, apesar de em alguns casos apresentarem maior dificuldade no desenvolvimento de habilidades metacognitivas, estas podem ser desenvolvidas com uso dos recursos corretos, o que leva a uma melhora no seu processo de ensino e aprendizagem, principalmente por promoverem habilidades metacognitivas.Downloads
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Publicado
22-08-2023
Como Citar
RUTZ DA SILVA, S. L.; MARCONDES, R.; DA SILVA, S. de C. R. Revisão Bibliográfica acerca do Transtorno do Espectro Autista em uma perspectiva Metacognitiva: implicações para o processo de ensino e aprendizagem. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14906, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14906. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14906. Acesso em: 6 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem
Licença
Copyright (c) 2023 Silvio Luiz Rutz da Silva, Renato Marcondes, Sani de Carvalho Rutz da Silva
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