Conceitualização do Conteúdo de Matemática de Funções
entendimentos de licenciandos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14866Palavras-chave:
situações de aprendizagem; rupturas e crenças conceituais; filiações conceituais.Resumo
Neste artigo, será apresentada a importância da percepção de rupturas, filiações e de crenças conceituais na conceitualização do conhecimento específico pelo futuro professor de matemática, por meio das compreensões, de um grupo de licenciandos, acerca das implicações desse processo, compreendendo a seguinte questão: Como licenciandos podem progredir no processo de desenvolvimento da conceitualização durante a formação inicial? Para tanto, foi organizada a categoria de análise estudo do conhecimento específico sob a luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica e da Teoria dos Campos Conceituais. As conclusões apontam que a conceitualização do conteúdo específico é imprescindível ao exercício do futuro professor, fazendo-se necessário, nesse processo, a identificação e enfrentamento de elementos como rupturas conceituais, filiações e possíveis crenças sobre os conceitos, que podem ser obtidos a partir de situações de aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22-08-2023
Como Citar
TRAMONTINI, R.; NEHRING, C. M. Conceitualização do Conteúdo de Matemática de Funções: entendimentos de licenciandos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14866, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14866. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14866. Acesso em: 18 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2023 RAMONE TRAMONTINI, Cátia Maria Nehring

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.