Conceitualização do Conteúdo de Matemática de Funções

entendimentos de licenciandos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14866

Palavras-chave:

situações de aprendizagem; rupturas e crenças conceituais; filiações conceituais.

Resumo

Neste artigo, será apresentada a importância da percepção de rupturas, filiações e de crenças conceituais na conceitualização do conhecimento específico pelo futuro professor de matemática, por meio das compreensões, de um grupo de licenciandos, acerca das implicações desse processo, compreendendo a seguinte questão: Como licenciandos podem progredir no processo de desenvolvimento da conceitualização durante a formação inicial? Para tanto, foi organizada a categoria de análise estudo do conhecimento específico sob a luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica e da Teoria dos Campos Conceituais. As conclusões apontam que a conceitualização do conteúdo específico é imprescindível ao exercício do futuro professor, fazendo-se necessário, nesse processo, a identificação e enfrentamento de elementos como rupturas conceituais, filiações e possíveis crenças sobre os conceitos, que podem ser obtidos a partir de situações de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Ramone Tramontini, IFRS e UNIJUI

Possui Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade de Passo Fundo- UPF (2003) e Mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2007). Atualmente é Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Ibirubá e doutoranda do Curso em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Cátia Maria Nehring, Unijuí

Possui graduação em Ciências: Licenciatura Plena Habilitação Matemática e Licenciatura Plena Habilitação Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professora Adjunto 3 da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professora do Programa em Educação nas Ciências - Mestrado e Doutorado da UNIJUÍ. Foi Coordenadora de Curso, Membro de Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Matemática, Vice-Reitora de Graduação da UNIJUÍ. Atual Reitora da UNIJUÍ - Gestão 2017/2019 e Gestão 2019/2023.Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente com os seguintes temas: educação matemática, formação inicial e continuada, ensino aprendizagem e ensino superior. Foi avaliadora ad doc do SINAES/INEP/MEC de 2009 a 2017, de cursos de matemática e institucional. Líder do Grupo de Pesquisa - GEEM - Grupo Estudos em Educação Matemática - 1996.

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Publicado

22-08-2023

Como Citar

TRAMONTINI, R.; NEHRING, C. M. Conceitualização do Conteúdo de Matemática de Funções: entendimentos de licenciandos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14866, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14866. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14866. Acesso em: 18 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo