Conselhos de Classe Participativos e as Contribuições da Orientação Educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14849

Palavras-chave:

Conselho de Classe Participativo, Orientação Educacional, Gestão Democrática

Resumo

O artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre conselhos de classe participativos e justifica-se pela relevância da prática do Orientador Educacional no ambiente escolar, pautado na comunicação constante e mediação com a comunidade escolar. Tem como objetivo compreender as contribuições da Orientação Educacional aos conselhos de classe participativos na Educação Básica por meio de uma revisão bibliográfica sobre o tema. Foram analisadas quatro dissertações encontradas a partir de descritores. Os resultados apontaram reflexões acerca dos desdobramentos da efetiva participação nos conselhos de classe e o importante papel do Orientador Educacional como agente dinamizador desses espaços.

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Biografia do Autor

Paola Cazzanelli, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Mestra (2022) e Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2022). Especialista em Ensino de Ciências aos anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é 10! pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2022). Especialista em Gestão em Educação: supervisão e orientação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS (2023). Graduada em licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2018). Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos Avançados sobre Análise Textual Discursiva e Métodos Correlatos da PUCRS. Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência visual, Educar pela Pesquisa, educação museal, visitas virtuais, ensino de Ciências, ensino de Agroecologia, escola em tempo integral, reciclagem e Educação em Saúde.

Helena Venites Sardagna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Feevale (2000), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004), doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e pós-doutorado em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). É professora Programa de Pós-Graduação em Educação da Uergs, Mestrado profissional em Educação, vinculada à linha de pesquisa Educação, culturas, linguagens e práticas sociais. É docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Osório/RS e coordenadora adjunta da Especialização em Atendimento Educacional Especializado. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: educação especial/inclusiva, práticas pedagógicas, Educação Profissional, formação pedagógica de docentes. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação e Processos Inclusivos (GPEPI) na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

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Publicado

21-07-2023

Como Citar

CAZZANELLI, P.; VENITES SARDAGNA, H. Conselhos de Classe Participativos e as Contribuições da Orientação Educacional. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14849, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14849. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14849. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo