Conselhos de Classe Participativos e as Contribuições da Orientação Educacional
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14849Palavras-chave:
Conselho de Classe Participativo, Orientação Educacional, Gestão DemocráticaResumo
O artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre conselhos de classe participativos e justifica-se pela relevância da prática do Orientador Educacional no ambiente escolar, pautado na comunicação constante e mediação com a comunidade escolar. Tem como objetivo compreender as contribuições da Orientação Educacional aos conselhos de classe participativos na Educação Básica por meio de uma revisão bibliográfica sobre o tema. Foram analisadas quatro dissertações encontradas a partir de descritores. Os resultados apontaram reflexões acerca dos desdobramentos da efetiva participação nos conselhos de classe e o importante papel do Orientador Educacional como agente dinamizador desses espaços.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
21-07-2023
Como Citar
CAZZANELLI, P.; VENITES SARDAGNA, H. Conselhos de Classe Participativos e as Contribuições da Orientação Educacional. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14849, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14849. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14849. Acesso em: 21 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2023 Paola Cazzanelli, Helena Venites Sardagna

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.