Influências do contexto educativo brasileiro na identidade linguística de alunos imigrantes haitianos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14837

Palavras-chave:

imigrantes haitianos, identidade linguística, língua portuguesa

Resumo

O objetivo deste texto é compreender a construção da identidade linguística de crianças haitianas matriculadas no ensino Fundamental I em três escolas municipais de Sinop, Mato Grosso, a partir das vozes da equipe educacional, dos pais e dos alunos. É uma pesquisa qualitativa interpretativista, desenvolvida com 6 (seis) crianças, 8 (oito) professores, 3 coordenadoras pedagógicas e 4 (quatro) pais. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação participante e registros em diário reflexivo. Os dados mostram que é necessário muito empenho dos professores para integrar os alunos nas atividades escolares concernentes ao aprendizado da língua portuguesa. Mostram, também, que as crianças apresentam uma pluralidade linguística própria de seu povo que influencia diretamente o processo de construção de sua identidade.

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Biografia do Autor

Leandra Ines Seganfredo Santos, UNEMAT

Doutora em Estudos Linguísticos, professora na Universidade do Estado de Mato Grosso.

Karina Merlino Ávila, UNEMAT

Mestre em Letras. Professora da rede pública de ensino municipal.

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Publicado

03-10-2023

Como Citar

SANTOS, L. I. S.; ÁVILA, K. M. Influências do contexto educativo brasileiro na identidade linguística de alunos imigrantes haitianos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14837, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14837. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14837. Acesso em: 19 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo