Base Nacional Comum Curricular

uma perspectiva perante a Aprendizagem Significativa e Múltiplas Representações no ensino da Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14832

Palavras-chave:

BNCC, Aprendizagem Significativa, Múltiplas Representações, Matemática, Ensino Fundamental

Resumo

O objetivo deste artigo foi realizar uma reflexão teórica sobre a possível existência de uma aproximação entre os referenciais da Aprendizagem Significativa e das Múltiplas Representações, na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na área de Matemática, no âmbito do Ensino Fundamental. Para isso, foi necessário constituir uma síntese da BNCC, abordando seu contexto histórico, estrutura e objetivos, com a identificação de aproximações entre o documento e algumas das ideias fundamentais da teoria da Aprendizagem Significativa e dos referenciais de Múltiplas Representações relativas ao ensino de Matemática. Observou-se que o conteúdo da BNCC apresenta correlações consideráveis com os referenciais da pesquisa, sobretudo por destacar em diversas unidades temáticas a necessidade da interação do objeto matemático com os conceitos prévios dos alunos e a utilização de diversos modos representacionais identificados em habilidades e competências específicas da área.

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Biografia do Autor

Ana Lara de Goes, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, Paraná, Brasil/Mestranda do PPGEN

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio/PR.

Dieicon Cristhian da Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, Paraná, Brasil/Mestrando do PPGEN

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio/PR

Daniel Trevisan Sanzovo, UENP/docente

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2017) e Mestre em Física - com ênfase em Astrofísica (UEL, 2006). Graduado em Física Bacharelado (UEL, 2004). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP - Campus Jacarezinho e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) - Mestrado Profissional em Ensino - da UENP (http://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino). É pesquisador do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional (UENP), cadastro CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3345995435404954 e do GPMEC - Pesquisa em Matemática e Ensino de Ciências (UENP), cadastro CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8386547807908625. Ocupa o cargo de Diretor de Avaliação Institucional da PROPAV (REITORIA - UENP). É membro efetivo e um dos criadores do Grupo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (GEPEASTRO - ou simplesmente GEPETO: https://sites.google.com/site/gepeastro/home), que tem como principal função a elaboração de materiais didáticos voltados ao Ensino de Astronomia, tais como livros infantojuvenis, oficinas de Astronomia, AstroJogos, textos para formação de professores de ciências, entre outros. Tem experiência na área de Física (Astrofísica do Sistema Solar - Cometas), em Astronomia (Geral) e em Ensino de Física, Ensino de Astronomia, Ensino de Ciências e Educação Matemática.

Lucken Bueno Lucas, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, Paraná, Brasil

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Especialista em Bioética, Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática, pela Universidade Estadual de Londrina (Bolsas CAPES). Docente efetivo do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP, Campus Cornélio Procópio. Atua como consultor da Área de Ensino (na CAPES) desde 2018. Lidera o GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação de Professores, cadastrado no CNPq e autorizado pela UENP. É, também, pesquisador dos Grupos EDUCIM - Pesquisa Educação em Ciências e Matemática (UEL/CNPq) e PENSA - Pesquisas em Ensino, Aprendizagem e Avaliação Educacional (UENP/CNPq). Foi coordenador do Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN/UENP) no período 2015-2019, editor-assistente da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE (2016-2020) e membro do Comitê Assessor de Área (CAA - Ciências Humanas) da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (2017-2019). Participou como coordenador de área do PIBID (Ciências e Biologia) nos períodos 2014-2017 e 2018-2019. Desenvolve pesquisas nas Áreas de Axiologia aplicada ao Ensino, Avaliação da Aprendizagem, Formação de Professores e Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia).

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Publicado

27-08-2023

Como Citar

DE GOES, A. L.; DA SILVA, D. C.; TREVISAN SANZOVO, D. .; LUCAS, L. B. Base Nacional Comum Curricular: uma perspectiva perante a Aprendizagem Significativa e Múltiplas Representações no ensino da Matemática. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14832, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14832. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14832. Acesso em: 17 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo