Base Nacional Comum Curricular
uma perspectiva perante a Aprendizagem Significativa e Múltiplas Representações no ensino da Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14832Palavras-chave:
BNCC, Aprendizagem Significativa, Múltiplas Representações, Matemática, Ensino FundamentalResumo
O objetivo deste artigo foi realizar uma reflexão teórica sobre a possível existência de uma aproximação entre os referenciais da Aprendizagem Significativa e das Múltiplas Representações, na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na área de Matemática, no âmbito do Ensino Fundamental. Para isso, foi necessário constituir uma síntese da BNCC, abordando seu contexto histórico, estrutura e objetivos, com a identificação de aproximações entre o documento e algumas das ideias fundamentais da teoria da Aprendizagem Significativa e dos referenciais de Múltiplas Representações relativas ao ensino de Matemática. Observou-se que o conteúdo da BNCC apresenta correlações consideráveis com os referenciais da pesquisa, sobretudo por destacar em diversas unidades temáticas a necessidade da interação do objeto matemático com os conceitos prévios dos alunos e a utilização de diversos modos representacionais identificados em habilidades e competências específicas da área.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27-08-2023
Como Citar
DE GOES, A. L.; DA SILVA, D. C.; TREVISAN SANZOVO, D. .; LUCAS, L. B. Base Nacional Comum Curricular: uma perspectiva perante a Aprendizagem Significativa e Múltiplas Representações no ensino da Matemática. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14832, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14832. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14832. Acesso em: 17 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Lara de Goes, Dieicon Cristhian da Silva, Daniel Trevisan Sanzovo, Lucken Bueno Lucas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.