Indícios de aprendizagens metacognitivas em uma disciplina de pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14807Palavras-chave:
Metacognição, Experiência metacognitiva, Habilidade metacognitiva, Conhecimento MetacognitivoResumo
Neste artigo, está apresentada uma análise dos indícios da percepção da aprendizagem metacognitiva de estudantes de pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, buscando evidenciar conexões presentes nas narrativas apresentadas por esses estudantes ao responderem a um questionário autoavaliativo ao final de uma disciplina, com os domínios da metacognição apresentados em pesquisas anteriores. O questionário foi composto por 24 questões, construídas com o propósito de elucidar os indícios da percepção da aprendizagem metacognitiva dos estudantes e organizado para proporcionar condições de reflexão no processo de aprendizagem. Pode-se afirmar, a partir das respostas analisadas, que os domínios da metacognição, assim como as habilidades metacognitivas, foram evidenciados e se complementam por meio da reflexão metacognitiva permitindo que a experiência metacognitiva acione habilidades metacognitivas e assim reorganize o conhecimento metacognitivo, este interage com a experiência metacognitiva influenciando e provocando manifestações em um fluxo reflexivo constante de aprendizagem e autoconhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12-06-2023
Como Citar
CORRÊA, N. N. G.; JUVANELLI, C.; MENEGUETE, H. da S. Indícios de aprendizagens metacognitivas em uma disciplina de pós-graduação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14807, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14807. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14807. Acesso em: 15 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem
Licença
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.