Indícios de aprendizagens metacognitivas em uma disciplina de pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14807

Palavras-chave:

Metacognição, Experiência metacognitiva, Habilidade metacognitiva, Conhecimento Metacognitivo

Resumo

Neste artigo, está apresentada uma análise dos indícios da percepção da aprendizagem metacognitiva de estudantes de pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, buscando evidenciar conexões presentes nas narrativas apresentadas por esses estudantes ao responderem a um questionário autoavaliativo ao final de uma disciplina, com os domínios da metacognição apresentados em pesquisas anteriores. O questionário foi composto por 24 questões, construídas com o propósito de elucidar os indícios da percepção da aprendizagem metacognitiva dos estudantes e organizado para proporcionar condições de reflexão no processo de aprendizagem. Pode-se afirmar, a partir das respostas analisadas, que os domínios da metacognição, assim como as habilidades metacognitivas, foram evidenciados e se complementam por meio da reflexão metacognitiva permitindo que a experiência metacognitiva acione habilidades metacognitivas e assim reorganize o conhecimento metacognitivo, este interage com a experiência metacognitiva influenciando e provocando manifestações em um fluxo reflexivo constante de aprendizagem e autoconhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nancy Nazareth Gatzke Corrêa, SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2021) Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2017) Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional (2012) Graduada em Ciências com Habilitação em Física pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2000).

Caio Juvanelli, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre e Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2023) Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (2020).

Hemilyn da Silva Meneguete, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre e Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2023) Especialista em Educação a Distância com ênfase na Formação de Tutores pela Faculdade Unina (2020) Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Unina (2020) Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtornos Globais do Desenvolvimento pela Faculdade Unina (2020) Graduada em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2020) Graduada em Pedagogia pela Faculdade Catuaí (2014).

Downloads

Publicado

12-06-2023

Como Citar

CORRÊA, N. N. G.; JUVANELLI, C.; MENEGUETE, H. da S. Indícios de aprendizagens metacognitivas em uma disciplina de pós-graduação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14807, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14807. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14807. Acesso em: 15 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem