Os estudos de John Dewey e o construto da metacognição

revisitando estudos e tecendo aproximações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14767

Palavras-chave:

Pensamento reflexivo, reflexão, metacognição reflexiva

Resumo

Por metacognição entendem-se os processos pelos quais os sujeitos regulam e controlam o seu pensamento. Embora se tenha clareza sobre sua origem, associando-a ao psicólogo americano John Flavell na década de 1970, as bases teóricas que sustentam esse entendimento ainda permanecem pouco discutidas na literatura. A partir de um movimento voltado a identificar tais aportes teóricos, estrutura-se o presente texto, de natureza teórica e bibliográfica, tendo como objetivo tecer aproximações entre o entendimento de metacognição, nos termos introduzidos por Flavell e ampliados por Ann Brown, e as discussões sobre reflexão anunciadas por John Dewey. Essa compreensão se revela importante uma vez que os estudos mais recentes no campo educacional têm enfatizado essa natureza reflexiva da metacognição, mostrando sua relevância na formação e atuação de professores, bem como nos processos de aprendizagem dos diferentes componentes curriculares.

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Publicado

03-05-2023

Como Citar

BOSZKO, C.; ROSA, C. T. W. da; DELORD, G. C. C. Os estudos de John Dewey e o construto da metacognição: revisitando estudos e tecendo aproximações. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14767, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14767. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14767. Acesso em: 12 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem