Parcerias público-privadas e reforma do ensino médio em Alagoas
primeiras aproximações
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14732Palavras-chave:
reforma do ensino médio; parcerias público-privadas; educação em AlagoasResumo
A estrutura curricular e a organização do ensino médio foram significativamente alteradas pela Lei n° 13.415/2017. Como resultado da reforma, as finalidades do ensino médio foram submetidas a perspectivas mercadológicas. Pressupõe-se que o enfrentamento às forças de mercado requer a compreensão de como e onde elas atuam por dentro das redes públicas de ensino. Assim, este estudo objetiva identificar a atuação e a divisão de trabalho de entidades privadas na condução da reforma do ensino médio em Alagoas, por meio de parcerias público-privadas. A perspectiva crítico-analítica orienta o escrutínio de documentos de política educacional, identificando agentes privados e suas áreas de atuação na condução da reforma do ensino médio em Alagoas. A principal conclusão aponta para o protagonismo de agentes de mercado na formulação da política do ensino médio, na definição curricular, na produção de materiais didáticos, no provimento de plataformas digitais e na formação de profissionais da educação, com a anuência ativa da gestão estadual.Downloads
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Publicado
21-04-2023
Como Citar
CÊA, G. S. dos S. Parcerias público-privadas e reforma do ensino médio em Alagoas: primeiras aproximações. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14732, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14732. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14732. Acesso em: 12 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas
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