Entrevista com Monica Ribeiro da Silva

a reforma do Ensino Médio no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14467

Palavras-chave:

Ensino Médio, Pequisa, Reforma, Juventude

Resumo

Monica Ribeiro da Silva é professora titular na Universidade Federal do Paraná onde atua desde 1994 nos cursos de formação de professores e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado. Na UFPR coordena o Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino Médio, atuando também na coordenação da Rede EM-pesquisa – Rede nacional de grupos de pesquisa sobre Ensino Médio. Monica graduou-se em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP Araraquara (1989). É mestre em Educação: Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutora em Educação: História, Política e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da UNICAMP (2017) e há três décadas suas pesquisas se concentram no campo da Política Educacional, em especial sobre políticas voltadas ao Ensino Médio. Tornou-se uma referência acadêmica neste tema, tendo coordenado o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Paraná

Pós-doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP (2017). Doutorado em Educação: História, Política e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Mestrado em Educação: Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e Graduação em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Araraquara (1989). É professora titular na Universidade Federal do Paraná. Atua nos cursos de formação de professores e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado. Pesquisadora do CNPq - bolsista produtividade nível 1D. Atualmente supervisiona 2 pesquisas de pós-doutorado, orienta 6 teses de doutorado e 2 dissertações de mestrado. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino Médio. Vice-líder do Grupo de Pesquisa EMPesquisa - Pesquisas sobre Ensino Médio com sede na Unicamp. Coordenadora da Rede Interinstitucional EMpesquisa. E-mail: monicars03@gmail.com

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicações em periódicos qualificados e várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015) e Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior -  GIEPES, ligado à Unicamp. E-mail: altairfavero@gmail.com

Éder da Silva Silveira

Docente do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, onde integra a linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação, sendo líder do Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação - CNPq. É pesquisador colaborador na rede nacional Ensino Médio em Pesquisa (EM-pesquisa) em projeto sobre o novo Ensino Médio. É integrante do Observatório do Ensino Médio do RS e do Observatório do Ensino Médio (UFPR). Doutor em História pela Unisinos, com estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris/França (bolsa PDSE/CAPES), é mestre em Educação pela PUC-RS, universidade onde realizou pós-doutoramento sob supervisão do prof. Dr. Marcos Villela Pereira, com pesquisa relativa aos Seminários Integrados do Ensino Médio Politécnico no RS. Entre 2021 e 2022 realizou o segundo estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR, na linha de pesquisa Políticas Educacionais, sob supervisão da profa. Dra. Monica Ribeiro da Silva, com pesquisa sobre a recontextualização do Novo Ensino Médio no estado do RS. Tem experiência de pesquisa e ensino nos seguintes temas e eixos: Estado, Políticas e Educação; Currículo e Ensino Médio; Educação e Memória Social; Memória e Patrimônio Cultural; Pesquisa biográfica e (auto)biográfica; história da alimentação; História do Brasil República; História e memórias da Educação no Brasil; Educação em regimes de clandestinidade; Clandestinidade e Culturas Políticas. É pesquisador associado à ANPED (GT Estado e Política Educacional) e à Biograph.

Downloads

Publicado

03-04-2023

Como Citar

SILVA, M. R. da; FÁVERO, A. A.; SILVEIRA, Éder da S. Entrevista com Monica Ribeiro da Silva: a reforma do Ensino Médio no Brasil. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14467, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14467. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14467. Acesso em: 8 jul. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>