Novo Plano de Carreira docente

Precarização da Reforma do EM. O caso de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14463

Palavras-chave:

Plano de carreira docente, relações de trabalho docente, reforma do ensino médio, São Paulo, Brasil

Resumo

Em março de 2022, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo instituiu um novo Plano de Carreira para o Quadro do Magistério que, de alguma forma, configura uma nova etapa da Reforma do Ensino Médio, modificando aquele instituído em dezembro de 1997. O presente trabalho aborda os principais pontos alterados na “nova carreira” e faz uma breve análise das consequências, focando o processo de atribuição de aulas para 2023. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, com base na técnica de análise documental e entrevistas semiestruturadas. O percurso metodológico está organizado em duas partes:1) análise e comparação entre o Novo Plano de Carreira e o Plano de Carreira anterior; 2) recuperação do processo de atribuição de aulas a partir de entrevistas semiestruturadas com docentes. Para adentrar informações importantes a respeito do novo modelo de carreira, que altera e flexibiliza as relações de trabalho, buscou-se contextualizá-lo no conjunto de medidas da Reforma do Ensino Médio. O resultado do estudo mostra que, sob a fachada de valorização dos salários de professores, escondem-se consequências nefastas na “nova carreira”, detalhadas ao longo do texto.

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Biografia do Autor

Josilaine Gonçalves, Faculdade de Educação - Unicamp

Possui graduação em letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010), graduação em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José (2017) e mestrado em ARTES DA CENA pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente é doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas. Atua na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais e Administração de Unidades Educativas.

Nora Krawczyk, Faculdade de Educação - Unicamp

Possui Mestrado em Estado, Educação e Sociedade pela Facultad Latinoamericana en Ciencias Sociales - FLACSO/Argentina (1987), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992) . Pós-doutoramento na Maryland University (EUA) (2015 -2016) onde realizou a pesquisa " The Educação Policy in the United States and its influence no Brazil". Atualmente é Professora Associada e Coordenadora de Pesquisa e Divulgação Cientifica da Faculdade de Educação/ Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Política, Educação e Sociedade - GPPES. É co-coordenadora do Grupo Interinstitucional EMpesquisa. Possui Bolsa Produtividade pelo CNPq. Foi coordenadora do Programa de Centros Associados - CAPES - Brasil/Argentina Atualmente é representante da Pós graduação em Educação/FE -Unicamp na Rede Latino-americana de Metodologia em Ciências Sociais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia e Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: ação pública, América Latina, Ensino Médio, e gestão da educação e da escola . blog: noraunicamp.blogspot.com email: norak@unicamp.br/ 3105nora@gmail.com (Texto informado pelo autor)

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Publicado

03-04-2023

Como Citar

GONÇALVES, J.; KRAWCZYK, N. Novo Plano de Carreira docente: Precarização da Reforma do EM. O caso de São Paulo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14463, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14463. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14463. Acesso em: 12 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas