A liberdade de escolha no Novo Ensino Médio

a percepção de gestores escolares quanto à proposta de flexibilização curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14414

Palavras-chave:

flexibilização curricular;, Reforma do Ensino Médio;, políticas neoliberais.

Resumo

A flexibilização curricular associada à liberdade de escolha tem sido uma das grandes promessas da Reforma do Ensino Médio (REM), instituída pela Lei n. 13.415/2017. O processo de implementação da reforma está em curso em todo o país, exigindo-se das escolas a adequação à lei. O presente estudo busca caracterizar a concepção de flexibilização presente nos documentos oficiais da REM, bem como compreender as percepções de flexibilização de gestores de escolas públicas da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, e, por fim, analisar a flexibilização no contexto das reformas educacionais neoliberais. Os resultados apontam que, a flexibilização e a liberdade de escolha, dadas as condições reais da maioria das escolas, associam-se mais a um discurso falacioso claramente alinhado às reformas neoliberais na educação de que a possibilidade dos jovens terem uma educação de qualidade no seu processo formativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicações em periódicos qualificados e várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015) e Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior -  GIEPES, ligado à Unicamp. E-mail: altairfavero@gmail.com

Junior Bufon Centenaro, Universidade de Passo Fundo

Doutorando em Educação (bolsista CAPES) pelo PPGEdu/UPF na linha de Políticas Educacionais. Mestre em Educação (bolsista CAPES) pelo PPGEdu/UPF na linha de Políticas Educacionais; especialista em Espiritualidade pela Itepa Faculdades (2017); licenciado em Filosofia pela UPF (2016). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF/RS),no qual participa dos projetos de pesquisa "Políticas para Docência Universitária" e "Políticas para o Ensino de Filosofia". É pesquisador da Rede de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior (REPES/FURG); Participa do projeto de extensão "Grupo de Estudos em Filosofia", vinculado ao curso de Filosofia do IFCH/UPF. Membro do Grupo Interinstitucional EMpesquisa e pesquisador do projeto "A reforma Ensino Médio com a Lei 13415/2017: percursos da implementação nas redes estaduais e da rede federal de Ensino Médio". Atuou como professor de Filosofia e Ensino Religioso no Ensino Fundamental II e Médio do Colégio Franciscano Cristo Rei de Marau/RS.

Antonio Pereira dos Santos, Universidade de Passo Fundo

Mestrando em Educação (UPF), graduado em Filosofia (Bacharelado) pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier - IFIBE (2016). Coordenador de Pastoral do Colégio Bom Conselho/Passo Fundo.  Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF/RS), no qual participa dos projetos de pesquisa "Políticas para Docência Universitária" e "Políticas Currículares para o Ensino Médio".

Downloads

Publicado

03-04-2023

Como Citar

FÁVERO, A. A.; CENTENARO, J. B.; SANTOS, A. P. dos. A liberdade de escolha no Novo Ensino Médio: a percepção de gestores escolares quanto à proposta de flexibilização curricular. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14414, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14414. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14414. Acesso em: 8 jul. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>