Ser e fazer-se professor
reflexões sobre a noção de anterioridade pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14409Palavras-chave:
Anterioridade Pedagógica, Docência, Educação escolarResumo
Neste texto tematiza-se a noção de anterioridade pedagógica à luz de alguns pensadores contemporâneos, a saber, Arendt (2013), Boufleuer (1991, 2010, 2013), Marques (1988, 1990, 2006), Larrosa (2018), entre outros. O objetivo é produzir elementos que sejam capazes de contribuir para responder a indagação: O que faz um professor ser professor? Nesse sentido, acorda-se que a noção de anterioridade pedagógica é potencialmente sólida para fornecer subsídios que podem dar conta de fundamentar a indagação. A anterioridade pedagógica tem a ver com a constituição do professor e a sua relação íntima com o conhecimento que este irá ministrar às novas gerações. É substancial, nessa direção, que o professor compreenda os motivos de a sua disciplina de estudos estar inserida no currículo escolar, o porquê de sua disciplina de estudos ser digna de ser apresentada para as novas gerações, o significado que cada conteúdo possui para ele próprio, com o intuito de encontrar razões desejáveis para que esse conteúdo seja aprendido pelos alunos em sua aula, mas para isso, precisa se constituir em uma anterioridade pedagógica.Downloads
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Publicado
17-07-2023
Como Citar
SCHÜTZ, J. A. Ser e fazer-se professor: reflexões sobre a noção de anterioridade pedagógica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14409, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14409. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14409. Acesso em: 24 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2023 Jenerton Arlan Schütz

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