Juventude e Projeto de Vida na Reforma do Ensino Médio

análise da política pública e perspectivas das pesquisas na área da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14360

Palavras-chave:

Projeto de vida., Juventudes., Ensino Médio, Política Pública

Resumo

O artigo discute o processo de incorporação da categoria projeto de vida na Reforma do Ensino Médio a partir da legislação e da produção científica no campo da educação. No contexto da recente reforma do Ensino Médio, o projeto de vida é eleito princípio específico que deve nortear a formação dos jovens nessa etapa da educação. Com isso, as escolas de Ensino Médio de todas as regiões brasileiras começam a alinhar suas propostas curriculares para atenderem ao preconizado pela Lei 13.415/2017. O aporte teórico privilegia autores que se dedicam à temática das juventudes, escola e projetos de vida em perspectiva crítica (WELLER, 2014; LEÃO; DAYRELL; REIS, 2011; DAYRELL, 2007). A pesquisa é de natureza bibliográfica e documental, possui uma abordagem qualitativa, constitui-se em um estado do conhecimento, e utiliza técnicas da análise de conteúdo. Os resultados apontam que no campo da educação o tema do projeto de vida é emergente, com produções recentes. A introdução desse tema nas escolas de Ensino Médio será intensificada nos próximos anos com a implementação do Novo Ensino Médio, e isso requer uma atenção do campo científico, no sentido de buscar trazer discussões críticas sobre os significados dessas mudanças para a formação dos jovens.

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Biografia do Autor

Nádia Maciel Falcão, Universidade Federal do Amazonas

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Graduação em Pedagogia (2001) e Mestrado em Educação (2005) pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Doutorado em Educação (2014) pela Universidade Federal Fluminense-UFF. Professora Adjunta IV da Universidade Federal do Amazonas. Chefe do Departamento de Administração e Planejamento (2018-2022). Vice coordenadora do GT 03 ANPED, eleita para o biênio 2022-2023. Docente Orientadora do Programa Residência Pedagógica. Líder do Grupo de estudo e pesquisa Juventude, Educação e Trabalho na Amazônia. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Juventude, Escolarização e Trabalho; Políticas Públicas e Educação; Políticas Públicas de Juventude; Ensino Médio.

Rafaela Silva Marinho Caldas, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Educação (PPGE-UFAM). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM (2020). Professora na Secretaria Municipal de Educação (SEMED/Manaus). Graduação em Pedagogia (2017) pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM. 

Ellen Belmonte Barros, Universidade Federal do Amazonas

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM -, Especialista em Gestão de Pessoas e Coaching pelo IDAAM Educação Superior Ltda, Mestre em Psicologia pela UFAM, na linha de pesquisa Processos Psicossociais e Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação da UFAM, na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Juventude, Educação e Trabalho na Amazônia (JETAM) e do Atua como psicóloga na Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas - SEDUC/AM. CRP 20/04187

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Publicado

15-04-2023

Como Citar

FALCÃO, N. M.; CALDAS, R. S. M.; BARROS, E. B. Juventude e Projeto de Vida na Reforma do Ensino Médio: análise da política pública e perspectivas das pesquisas na área da Educação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14360, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14360. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14360. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas