Juventude e Projeto de Vida na Reforma do Ensino Médio
análise da política pública e perspectivas das pesquisas na área da Educação
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14360Palavras-chave:
Projeto de vida., Juventudes., Ensino Médio, Política PúblicaResumo
O artigo discute o processo de incorporação da categoria projeto de vida na Reforma do Ensino Médio a partir da legislação e da produção científica no campo da educação. No contexto da recente reforma do Ensino Médio, o projeto de vida é eleito princípio específico que deve nortear a formação dos jovens nessa etapa da educação. Com isso, as escolas de Ensino Médio de todas as regiões brasileiras começam a alinhar suas propostas curriculares para atenderem ao preconizado pela Lei 13.415/2017. O aporte teórico privilegia autores que se dedicam à temática das juventudes, escola e projetos de vida em perspectiva crítica (WELLER, 2014; LEÃO; DAYRELL; REIS, 2011; DAYRELL, 2007). A pesquisa é de natureza bibliográfica e documental, possui uma abordagem qualitativa, constitui-se em um estado do conhecimento, e utiliza técnicas da análise de conteúdo. Os resultados apontam que no campo da educação o tema do projeto de vida é emergente, com produções recentes. A introdução desse tema nas escolas de Ensino Médio será intensificada nos próximos anos com a implementação do Novo Ensino Médio, e isso requer uma atenção do campo científico, no sentido de buscar trazer discussões críticas sobre os significados dessas mudanças para a formação dos jovens.Downloads
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Publicado
15-04-2023
Como Citar
FALCÃO, N. M.; CALDAS, R. S. M.; BARROS, E. B. Juventude e Projeto de Vida na Reforma do Ensino Médio: análise da política pública e perspectivas das pesquisas na área da Educação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14360, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14360. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14360. Acesso em: 6 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas
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