A reconstituição do processo histórico do Novo Ensino Médio no estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14355Palavras-chave:
Ensino médio, Política educacional, Estado, Rio de JaneiroResumo
O artigo tem como objetivo analisar os processos de formulação e implementação do Novo Ensino Médio, particularizando o caso do estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um processo de disputa pela direção e concepção de um projeto de formação escolar travado entre vários sujeitos. Foi realizado um levantamento dos principais instrumentos normativos que sustentam o Novo Ensino Médio, bem como a reconstituição histórica em âmbito federal do confronto pelo protagonismo dessa política educacional. Posteriormente, foi exposta um recorte da trajetória mais recente da rede estadual de educação do Rio de Janeiro, em que foi constatado que já havia ações que muito se aproximavam da perspectiva formativa do atual ensino médio. Nas seções adiante, o texto se deteve em trazer pormenorizadamente o processo específico do estado do Rio de Janeiro, tanto o momento de formulação das bases que consolidaram o Novo Ensino Médio quanto a implementação nas escolas em 2022. Conclui-se que foi um processo de pouca participação da comunidade escolar como um todo e que oferta uma matriz curricular que esvazia de conhecimentos científicos a formação da juventude da classe trabalhadora.Downloads
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Publicado
15-04-2023
Como Citar
GAWRYSZEWSKI, B.; PEREIRA, N. S. A reconstituição do processo histórico do Novo Ensino Médio no estado do Rio de Janeiro. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14355, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14355. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14355. Acesso em: 13 fev. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas
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