A reconstituição do processo histórico do Novo Ensino Médio no estado do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14355

Palavras-chave:

Ensino médio, Política educacional, Estado, Rio de Janeiro

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar os processos de formulação e implementação do Novo Ensino Médio, particularizando o caso do estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um processo de disputa pela direção e concepção de um projeto de formação escolar travado entre vários sujeitos. Foi realizado um levantamento dos principais instrumentos normativos que sustentam o Novo Ensino Médio, bem como a reconstituição histórica em âmbito federal do confronto pelo protagonismo dessa política educacional. Posteriormente, foi exposta um recorte da trajetória mais recente da rede estadual de educação do Rio de Janeiro, em que foi constatado que já havia ações que muito se aproximavam da perspectiva formativa do atual ensino médio. Nas seções adiante, o texto se deteve em trazer pormenorizadamente o processo específico do estado do Rio de Janeiro, tanto o momento de formulação das bases que consolidaram o Novo Ensino Médio quanto a implementação nas escolas em 2022. Conclui-se que foi um processo de pouca participação da comunidade escolar como um todo e que oferta uma matriz curricular que esvazia de conhecimentos científicos a formação da juventude da classe trabalhadora.

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Biografia do Autor

Bruno Gawryszewski, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX).

Natália Silva Pereira, Universidade Federal Fluminense

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Professora de Sociologia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

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Publicado

15-04-2023

Como Citar

GAWRYSZEWSKI, B.; PEREIRA, N. S. A reconstituição do processo histórico do Novo Ensino Médio no estado do Rio de Janeiro. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14355, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14355. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14355. Acesso em: 13 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas