Políticas curriculares no novo Ensino Médio de Pernambucano

sentidos constituídos em disciplinas eletivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14352

Palavras-chave:

Itinerários Formativos. (Re)configurações. Ensino Médio.

Resumo

Este artigo insere-se no debate sobre políticas curriculares e tem como objetivo analisar (re)configurações e sentidos de Itinerários Formativos instituídos em torno de disciplinas eletivas em escolas de Ensino Médio localizadas no agreste de Pernambuco. Enquanto movimento teórico-metodológico, fundamenta-se numa perspectiva discursiva a partir das contribuições de Laclau e Mouffe (2015), pois mobiliza-se referenciais do pós-estruturalismo nas políticas curriculares, como também inscreve-se numa abordagem discursiva de políticas curriculares, que tomou como base os estudos de (DARDOT; LAVAL, 2016), (BROWN, 2019), BALL (2016; 2020); (BALL; MAINARDES, 2011), inscritos no pós-marxismo para explicitar como o neoliberalismo tem afetado os sentidos de currículo, negando as políticas curriculares contextuais. Diante disso, percebeu-se que o neoliberalismo ressoa na educação através de políticas curriculares verticalizadas, que desconsideram as subjetividades contextuais das escolas. Dessa forma, as políticas neoliberais são decisões políticas estabelecidas a partir de um ponto nodal que procura estabilizar discursos, identidades e subjetividades (LOPES, 2018). Assim, este estudo apontou que as eletivas, enquanto Itinerários Formativos, tentam negar as verdades contextuais, pois estão atreladas à BNCC, configurando no eixo do empreendedorismo na perspectiva de desenvolvimento de subjetividade neoliberal a partir de movimentos formativos de jovens empreendedor.

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Biografia do Autor

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação (2008) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo também realizado doutorado sanduíche pela Universidade do Porto, é bolsista produtividade em pesquisa 2 e atua como Professora Associada IV do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como coordenadora dos estágios supervisionados na graduação em Pedagogia e como vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc), no qual é docente permanente e coordenou a comissão de APCN/Doutorado em Educação aprovado pela CAPES/CTC-ES. Também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação (PPGE) da mesma Universidade. Orientou duas pesquisa a nível de pós-doutorado (sendo uma delas CAPES/PNPD), 16 pesquisas a nível de mestrado e 6 a nível de doutorado. Atualmente orienta 5 pesquisas a nível de doutorado, 2 a nível de mestrado e 4 a nível de Iniciação Científica financiadas pela FACEPE/PROPESQ. Coordena o projeto de pesquisa Configurações de políticas e práticas curriculares e avaliativas: entrecruzando diferentes contextos nos cotidianos de professores da educação, financiado pela Chamada Universal MCTIC/CNPq n.º 28/2018. É membro da Câmara de Assessoramento e Avaliação da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e integra a Comissão Avaliadora das propostas PIBIC, na área de Ciências Humanas, do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da PROPESQ-UFPE/FACEPE. Participou da organização de dossiês para periódicos especializados com qualificação A, sendo um deles vinculado ao projeto Escola de Altos Estudos. Coordena o grupo de pesquisa (GP) Políticas e Práticas Curriculares e Avaliativas, vinculado GP Discursos e Práticas Educacionais, registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq. Além disso, atuou em 2019 na vice coordenação do programa Escola de Altos Estudos da CAPES / Edital nº 14/2018, projeto realizado em parceria internacional com as professoras Dr.ª Carlinda Leite e Dr.ª Anne-Marie Chartier. Desenvolve atualmente atividades de intercâmbio como pesquisadora-colaboradora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) coordenado pela Prof.ª Dr.ª Carlinda Leite. Na Universidade do Porto, integra a rede CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Novas Tecnologias, onde coordena e desenvolve projetos de pesquisa sobre políticas de formação e práticas curriculares e avaliativas, representando o Brasil em uma parceria internacional entre pesquisadores de Portugal, Angola, Moçambique e Brasil (vinculado ao projeto Universal CNPQ). Faz parte do comitê científico da Revista Lumen (FAFIRE). Seus focos de estudo estão centrados na área de Educação, com ênfase em Políticas e Práticas Curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo; Políticas Curriculares; Práticas Curriculares; Práticas de Avaliação; Formação de Professores e Cotidiano Escolar. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

15-04-2023

Como Citar

ATAÍDE DE ALMEIDA, L. A.; BEZERRA, A. A.; LINS, C. P. A. Políticas curriculares no novo Ensino Médio de Pernambucano: sentidos constituídos em disciplinas eletivas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14352, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14352. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14352. Acesso em: 16 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas