Políticas curriculares no novo Ensino Médio de Pernambucano
sentidos constituídos em disciplinas eletivas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14352Palavras-chave:
Itinerários Formativos. (Re)configurações. Ensino Médio.Resumo
Este artigo insere-se no debate sobre políticas curriculares e tem como objetivo analisar (re)configurações e sentidos de Itinerários Formativos instituídos em torno de disciplinas eletivas em escolas de Ensino Médio localizadas no agreste de Pernambuco. Enquanto movimento teórico-metodológico, fundamenta-se numa perspectiva discursiva a partir das contribuições de Laclau e Mouffe (2015), pois mobiliza-se referenciais do pós-estruturalismo nas políticas curriculares, como também inscreve-se numa abordagem discursiva de políticas curriculares, que tomou como base os estudos de (DARDOT; LAVAL, 2016), (BROWN, 2019), BALL (2016; 2020); (BALL; MAINARDES, 2011), inscritos no pós-marxismo para explicitar como o neoliberalismo tem afetado os sentidos de currículo, negando as políticas curriculares contextuais. Diante disso, percebeu-se que o neoliberalismo ressoa na educação através de políticas curriculares verticalizadas, que desconsideram as subjetividades contextuais das escolas. Dessa forma, as políticas neoliberais são decisões políticas estabelecidas a partir de um ponto nodal que procura estabilizar discursos, identidades e subjetividades (LOPES, 2018). Assim, este estudo apontou que as eletivas, enquanto Itinerários Formativos, tentam negar as verdades contextuais, pois estão atreladas à BNCC, configurando no eixo do empreendedorismo na perspectiva de desenvolvimento de subjetividade neoliberal a partir de movimentos formativos de jovens empreendedor.Downloads
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Publicado
15-04-2023
Como Citar
ATAÍDE DE ALMEIDA, L. A.; BEZERRA, A. A.; LINS, C. P. A. Políticas curriculares no novo Ensino Médio de Pernambucano: sentidos constituídos em disciplinas eletivas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14352, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14352. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14352. Acesso em: 16 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas
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