A Reforma do Ensino Médio e a relação capital-educação
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14342Palavras-chave:
Luta de Classes. Educação. Reforma do Ensino Médio.Resumo
Este trabalho tem como objetivo realizar alguns apontamentos acerca da relação entre capital e educação. Tem como objeto a Reforma do Ensino Médio e suas peças legais, isto é, a Lei 13.514/17 e a Base Nacional Comum Curricular e problematiza os sujeitos envolvidos no direcionamento dos debates e implementação de tais políticas. Trata-se de uma pesquisa de caráter documental e bibliográfica que parte, para análise do real, do materialismo histórico-dialético. Conclui-se que a reforma do Ensino Médio, levada a efeito por políticas curriculares como a BNCC, expressa a continuidade da atuação do capital privado sobre a educação pública, direcionando a formação a ser oferecida e a organização do ambiente escolar, objetivando a promoção de uma formação alinhada às demandas da economia e desconectadas das necessidades reais de superação das relações de produção exploratórias e espoliadoras da classe trabalhadora.Downloads
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Publicado
04-05-2023
Como Citar
SOUZA, A. C.; BARROS, R. A Reforma do Ensino Médio e a relação capital-educação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14342, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14342. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14342. Acesso em: 13 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas
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