O percurso do uso do Lúdico na Educação Formal ao longo da história

Autores

  • Mariane Grando Ferreira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Dulce Maria Strieder Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14301

Palavras-chave:

Lúdico; Histórico; Conceitualização; Educação.

Resumo

Este artigo, de cunho bibliográfico, objetivou discorrer sobre o histórico da inserção e uso do lúdico na educação formal. Também expõe sobre o significado do termo lúdico, ludicidade e atividade lúdica, partindo do pressuposto de certo grau de dubiedade na conceitualização dos termos e de sua aplicabilidade. Como resultados, incute-se que o lúdico é um recurso de manifestação histórica do ser humano, utilizado na educação de diferentes maneiras, desde o início da humanidade. Aborda-se a ludicidade como o sentimento, a emoção positiva que o sujeito tem ao entrar em contato com o recurso lúdico e isso nos permite suscitar que nem toda atividade é lúdica, dependendo da emoção e sentimentos do sujeito. Dessa maneira, considera-se a importância de novos estudos frente aos temas lúdico, ludicidade e atividade lúdica, na perspectiva de atuar intensamente na superação da ideia restritiva desses temas como sinônimos de jogo, brinquedo e brincadeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-07-2023

Como Citar

FERREIRA, M. G.; STRIEDER, D. . M. O percurso do uso do Lúdico na Educação Formal ao longo da história. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14301, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14301. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14301. Acesso em: 18 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo