"O futuro já começou"
a constituição do empreendedor de si em coleções didáticas do Projeto de Vida, do Novo Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14253Palavras-chave:
Projeto de Vida. Reforma do Ensino Médio. Empreendedor.Resumo
O artigo analisa enunciados extraídos de coleções didáticas do Projeto de Vida, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2021, com vistas a examinar como esses materiais balizam a construção do discente como um empreendedor de si, considerando as inflexões da racionalidade neoliberal no campo da educação. Partindo disso, pauta-se em autores como Foucault (2008a), Dardot e Laval (2016), Brown (2019), dentre outros. A metodologia segue uma abordagem descritivo-interpretativa, documental e de natureza qualitativa. O corpus foi formado por quinze enunciados recortados de três coleções didáticas do Projeto de Vida, mais especificamente o #Meu futuro projeto de vida, Caminhar e construir, bem como Planejando a jornada: um guia para seu projeto de vida. As análises possibilitam entrever que a constituição do empreendedor de si passa necessariamente pelo domínio de competências requeridas para a efetivação de um projeto de vida em franca conformidade com o regime neoliberal. Diante disso, podemos ponderar que esses materiais didáticos refletem os interesses mercadológicos subjacentes à Reforma do Ensino Médio, Lei nº 13.415/2017 e à Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM).Downloads
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Publicado
17-04-2023
Como Citar
VIEIRA DA SILVA, F.; DIÓGENES DE MELO BRUNET, P.; SOARES DE MOURA, T. "O futuro já começou": a constituição do empreendedor de si em coleções didáticas do Projeto de Vida, do Novo Ensino Médio. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14253, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14253. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14253. Acesso em: 6 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas
Licença
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