Ensino Médio Integrado como alternativa contra-hegemônica às políticas educacionais neoliberais
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14244Palavras-chave:
Reforma do Ensino Médio, Formação humana integral., Ensino Médio Integrado., Educação Profissional e Tecnológica.Resumo
Este artigo possui como objetivo problematizar as políticas educacionais neoliberais, apresentando a concepção de Ensino Médio Integrado (EMI) como alternativa contra-hegemônica, especialmente no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza bibliográfica e documental, em que foram analisadas produções acadêmico-científicas e legislações vinculadas aos eixos: “Reforma do Ensino Médio, BNCC e EPT” e “Ensino Médio Integrado como alternativa às políticas educacionais neoliberais”. Para fundamentar este trabalho, a pesquisa pautou-se em contribuições de autores como: Acácia Kuenzer, Celso Ferreti, Gaudêncio Frigotto, Jaqueline Moll, José Francisco Puello-Socarrás, José Paulo Netto, Marilena Chauí, Marise Ramos, Ricardo Antunes, Roberto Leher, entre outros. Os principais resultados apontam a última etapa da educação básica como um território de disputas, marcado pela hegemonia da racionalidade instrumental, utilitária e produtivista, que fortalece o dualismo na educação brasileira. A título de considerações finais, o EMI representa uma alternativa às políticas educacionais neoliberais, que tendem a privilegiar interesses políticos e econômicos privados, alinhados aos preceitos da acumulação flexível do capital, em detrimento da formação humana integral e da emancipação da classe trabalhadora.Downloads
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Publicado
20-04-2023
Como Citar
CAETANO, M. R.; FONSECA, N.; BASSO, L. Ensino Médio Integrado como alternativa contra-hegemônica às políticas educacionais neoliberais. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14244, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14244. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14244. Acesso em: 24 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas
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