Ensino Médio Integrado como alternativa contra-hegemônica às políticas educacionais neoliberais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14244

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Formação humana integral., Ensino Médio Integrado., Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

Este artigo possui como objetivo problematizar as políticas educacionais neoliberais, apresentando a concepção de Ensino Médio Integrado (EMI) como alternativa contra-hegemônica, especialmente no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza bibliográfica e documental, em que foram analisadas produções acadêmico-científicas e legislações vinculadas aos eixos: “Reforma do Ensino Médio, BNCC e EPT” e “Ensino Médio Integrado como alternativa às políticas educacionais neoliberais”. Para fundamentar este trabalho, a pesquisa pautou-se em contribuições de autores como: Acácia Kuenzer, Celso Ferreti, Gaudêncio Frigotto, Jaqueline Moll, José Francisco Puello-Socarrás, José Paulo Netto, Marilena Chauí, Marise Ramos, Ricardo Antunes, Roberto Leher, entre outros. Os principais resultados apontam a última etapa da educação básica como um território de disputas, marcado pela hegemonia da racionalidade instrumental, utilitária e produtivista, que fortalece o dualismo na educação brasileira. A título de considerações finais, o EMI representa uma alternativa às políticas educacionais neoliberais, que tendem a privilegiar interesses políticos e econômicos privados, alinhados aos preceitos da acumulação flexível do capital, em detrimento da formação humana integral e da emancipação da classe trabalhadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Raquel Caetano, IFSUL -Instituto Federal Sul Riograndense

Possui graduação e licenciatura em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar pelo Centro Universitário FEEVALE (1988) e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2013)na linha de Gestão e Politicas Educacionais.Pesquisa as relações entre o público e o privado na educação, gestão educacional e escolar e formação de professores na educação básica e profissional.Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRGS. Docente na educação básica, graduação e pós-graduação lato e stricto senso. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Gestão Educacional, Escolar, Politicas Publicas e Formação de Professores.Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, atua no Campus Sapucaia do Sul e no Mestrado ProfEPT no pólo Campus Charqueadas.

Nei Fonseca, IFSUL -Instituto Federal Sul Riograndense

Prof. Dr. Nei Fonseca Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Pelotas/Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT/IFSul Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica-GEPEPT Orcid id: https://orcid.org/0000-0001-8915-427 E-mail: neijunior@ifsul.edu.br

Lais Basso, Universidade Federal de Pelotas – UFPel

Profa. Dr. Laís Basso Universidade Federal de Pelotas – UFPel Núcleo de Processos Seletivos da UFPel Pelotas/Brasil Orcid id: https://orcid.org/0000-0003-4926-603X E-mail: laisbassoufpel@gmail.com  

Downloads

Publicado

20-04-2023

Como Citar

CAETANO, M. R.; FONSECA, N.; BASSO, L. Ensino Médio Integrado como alternativa contra-hegemônica às políticas educacionais neoliberais. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14244, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14244. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14244. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas