Educação, poder e resistência na era digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i3.14185

Palavras-chave:

Educação; poder; resistência; plataformas digitais

Resumo

Este artigo tem o duplo objetivo de analisar a reconfiguração do poder na era digital e discutir, tendo em conta as suas perigosas consequências em termos individuais e sociais, o papel da educação na construção de atitudes defensivas relativamente a esse poder, hoje essencialmente protagonizado pelas grandes plataformas de serviços digitais. A opção metodológica consiste em aproveitar, para esses propósitos, não apenas um vasto acervo de obras recentes como algumas referências históricas importantes, nomeadamente foucaultianas. A estrutura organizativa do artigo inclui três secções: na primeira, aborda-se a reconfiguração do poder na era da transição digital; na segunda, analisa-se o modus operandi desse novo poder fazendo emergir, em toda a sua estranheza e complexidade, a categoria de governamentalidade tecnodigital; na terceira e última secção coloca-se a questão da resistência a essa insidiosa governamentalidade da era digital e o eventual contributo da educação nesse sentido, considerando as ações que se afiguram pedagogicamente pertinentes na instituição escolar. Palavras-chave: educação; poder; resistência; plataformas digitais

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Biografia do Autor

Manuel Gonçalves Barbosa, Universidade do Minho

Doutor em Educação pela Universidade do Minho-Portugal e atualmente Professor Associado no Departamento deTeoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Membro Integra-do do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.

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Publicado

15-03-2023

Como Citar

BARBOSA, M. G. Educação, poder e resistência na era digital. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 960-984, 2023. DOI: 10.5335/rep.v29i3.14185. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14185. Acesso em: 15 set. 2024.