Aprendizagem ativa com significado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i2.13887

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa. Significado. Aprendizagem significativa.

Resumo

O ensino de ciências tradicional, centrado no professor que “dá a matéria”, tentando explicá-la o melhor possível, é pior do que ineficaz, é anticientífico (Carl Wieman). O ensino não pode ser monológico, mas sim dialógico (Paulo Freire), e o aluno deve participar ativamente no processo ensino-aprendizagem. No entanto, participação ativa não é simplesmente “mão na massa”, pois deve envolver, fundamentalmente, aspectos cognitivos significativos. Por mais ativo que seja o ensino, por mais tecnológico que seja, a aprendizagem tem que ser significativa (David Ausubel), i.e, com significado, compreensão, capacidade de explicar, de aplicar conhecimentos adquiridos, declarativos ou procedimentais. Aprendizagem ativa sem significado não tem sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Moreira, Instituto de Física - UFRGS

Licenciado e Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Ensino de Ciências pela Cornell University/USA. Atua no Instituto de Física da UFRGS.

Downloads

Publicado

25-11-2022

Como Citar

MOREIRA, M. A. Aprendizagem ativa com significado. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 405-416, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i2.13887. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/13887. Acesso em: 17 jul. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)