Aprendizagem ativa com significado
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v29i2.13887Palavras-chave:
Aprendizagem ativa. Significado. Aprendizagem significativa.Resumo
O ensino de ciências tradicional, centrado no professor que “dá a matéria”, tentando explicá-la o melhor possível, é pior do que ineficaz, é anticientífico (Carl Wieman). O ensino não pode ser monológico, mas sim dialógico (Paulo Freire), e o aluno deve participar ativamente no processo ensino-aprendizagem. No entanto, participação ativa não é simplesmente “mão na massa”, pois deve envolver, fundamentalmente, aspectos cognitivos significativos. Por mais ativo que seja o ensino, por mais tecnológico que seja, a aprendizagem tem que ser significativa (David Ausubel), i.e, com significado, compreensão, capacidade de explicar, de aplicar conhecimentos adquiridos, declarativos ou procedimentais. Aprendizagem ativa sem significado não tem sentido.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
25-11-2022
Como Citar
MOREIRA, M. A. Aprendizagem ativa com significado. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 405-416, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i2.13887. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/13887. Acesso em: 17 jul. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.