Deslizamentos nos modos de exclusão e a emergência do capacitismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.13442

Palavras-chave:

Capacitismo; segregação; produção de verdade

Resumo

Este ensaio discute a construção das categorias de anormalidade/normalidade a partir das quais se constituem e se validam práticas segregacionistas. Utilizamos para tal análise o referencial teórico de Michel Foucault em diálogo com o conto O alienista, de Machado de Assis. Tais conceitos se imbricam com a história da loucura e da educação especial. As práticas classificatórias são compreendidas como um modo de assinalar quem pode ou não circular socialmente. Nesse contexto, evidencia-se o capacitismo como preconceito contra as pessoas com deficiência, sendo produzido a partir da comparação com os corpos considerados capazes de atender aos atuais modos de produção capitalista. Essa construção social da incapacidade é tomada como verdade e se presentifica no contexto escolar através da exclusão de alunos com deficiência, encaminhados para espaços segregados. Michel Foucault aponta para as estruturas sociais que se reiteram por deslizamento nos modos e nas formas, sendo necessário que se criem brechas nesses discursos para que a produção de diferença possa emergir.

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Biografia do Autor

Neusa Hickel, UFRGS

Psicóloga (PUCRS, 1971), Psicopedagoga e Didata (EPSIBA, 1998), Psicodramatista em Psicopedagogia (EPSIBA, 2000), Mestre e Doutora em Psicologia Social e Institucional (UFRGS 2001; 2015). Aposentada da docência regular e coordenação de Cursos em Pós-graduação (SEC/RGS; UNIRITTER); das funções de Assessora Técnica - em Educação (SMED/POA) e em Saúde (SMS/POA). Docente convidada em Educação e Saúde (UFRGS, UNIFRA, URI/RS, UNOCHAPECÓ/SC, CESF/RS, UNISC/RS, CNEC/RS, UPF/RS), coordena grupos de estudos e didático-terapêuticos em Psicopedagogia e em Filosofia contemporânea articulados à movimentos culturais. Cogestora do Movimento Falando em Alicia. Publicações e pesquisas em Psicopedagogia e Psicologia Social, traduções de obras de Alicia Fernandez (1998, 2001, 2012).

Juliana Silveira Mörschbächer, Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre

Mestra em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduada em Pedagogia educação especial,  psicopedagoga clínica, especialista em educação inclusiva. Integrante do UIVO - Criação, arte e vida da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Professora da Rede Municipal de Porto Alegre. 

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Publicado

29-09-2022

Como Citar

HICKEL, N.; MÖRSCHBÄCHER, J. S. Deslizamentos nos modos de exclusão e a emergência do capacitismo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 15-42, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i1.13442. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/13442. Acesso em: 8 jul. 2025.