A formação de professores no contexto da sociedade capitalista neoliberal brasileira: primeiras (des)aproximações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.13386

Palavras-chave:

Formação de professor, educação e trabalho, Políticas públicas educacionais

Resumo

Esse artigo tem por objetivo refletir sobre a formação de professores no contexto brasileiro a partir de aspectos históricos e teórico-contextuais. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, na qual se articula dois procedimentos de investigação: pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Os documentos são: Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (1996); Parâmetros Nacionais Curriculares – PCNs (1997); Lei 13005/2014 - Plano Nacional de Educação 2014 a 2024 – PNE (2014); Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2021) e; Educação um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI (Delors, 1998). Os resultados mostram que o professor, no âmbito de sua formação está implicado: a) no entremeio das relações sociais e do trabalho pela instrução e educação; b) em uma formação onde a prática se torna ponto efetivo de hegemonia; c) em relação a sua totalidade existencial-profissional, no movimento do trabalho vivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Aparecida Simão, UNOESC

Possui graduação em Psicologia (1999) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Mestre (2016) e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc. Membro integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC) Unoesc; do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul – GEPPES Unoesc/Sul; da Rede Iberoamericana de Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - Unoesc e da REDE – GIEPES Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – UNICAMP. Atua na Psicologia Clínica, Psicologia Organizacional, Consultoria em Gestão de Recursos Humanos e Projeto Social em parceria com Escola Pública e Setor Privado.

Maria de Lourdes Pinto Almeida, UNOESC

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas(1983) Graduada em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral.(1987). Mestrado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutorado em Filosofia, História e Educação pela FE da Universidade Estadual de Campinas (2001). Tem pós doutorado em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Unicamp. Desde 2001 é Pesquisadora do GIEPES - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e desde 2015 está vice coordenação. Atualmente é Docente Pesquisadora do PPGE da UNOESC- SC na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Pesquisadora Colaboradora do Mestrado Profissional da UFSM desde 2015. É editora adjunta, e fundadora da Revista Internacional de Educação Superior - RIESup da UNICAMP - RIESup- Qualis A3 em Educação. . Coordenadora da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES sediada no PPGEd da UNOESC, em parceria com o GIEPES e RIESup da Unicamp. Coordenadora Adjunta do GIEPES - Unicamp. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Politicas de Educação Superior da região Sul - GEPPES - Sul. vinculado ao GIEPES UNICAMP. É coordenadora da Coleção Educação da editora Mercado de Letras desde julho de 2008. Pesquisadora Produtividade do CNPq modalidade 2A. Possui vários livros publicados na modalidade integral e coletânea. Autora de vários capítulos de livros e artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais . Membro de vários conselhos editoriais. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Educação superior. Políticas educacionais; Políticas de Formação de Professores.

Downloads

Publicado

29-09-2022

Como Citar

SIMÃO, A. A.; PINTO ALMEIDA, M. de L. A formação de professores no contexto da sociedade capitalista neoliberal brasileira: primeiras (des)aproximações. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 284-304, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i1.13386. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/13386. Acesso em: 8 jul. 2025.