Formação continuada de professores na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i2.13271

Palavras-chave:

Formação docente. Aprendizagem Significativa. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem por objetivo propor uma reflexão sobre as mudanças e demandas do trabalho docente, em busca do aperfeiçoamento e qualidade das aprendizagens, tendo como contexto a formação continuada de professores. Nesse sentido, articula-se no estudo, a Teoria da Aprendizagem Significativa como um caminho à formação docente, a partir da proposição de um curso de formação continuada ofertado a um grupo de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A formação, organizada na forma de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), teve como intuito subsidiar teoricamente os docentes para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico de conteúdo-PCK (SHULMAN,2015) e também oferecer ferramentas para a articulação de procedimentos práticos e didáticos, em busca de aprendizagens mais qualificadas. Conclui-se que movimento teórico-prática proposto no curso, possibilitou aos participantes reflexões sobre sua práxis, bem como a tomada de consciência e o fortalecimento das práticas de ensino, consolidando saberes e aprimorando os conhecimentos que auxiliam professores na docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Ferreira de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora e mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPF), Campus Ponta Grossa, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora colaboradora do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5747-3210. E-mail: graziela.uepg@gmail.com.

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora titular do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT/UTFPR). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3313-1472. E-mail: nilceia@utfpr.edu.br.

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Matemática Aplicada pela mesma instituição, graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).  Professora Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT/UTFPR). ORCID https://orcid.org/0000-0002-1548-5739. E-mail: sani@utfpr.edu.br.

Downloads

Publicado

25-11-2022

Como Citar

DE SOUZA, G. F.; PINHEIRO, N. A. M.; DA SILVA, S. de C. R. Formação continuada de professores na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 575-598, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i2.13271. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/13271. Acesso em: 7 jul. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)