Formação continuada de professores na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v29i2.13271Palavras-chave:
Formação docente. Aprendizagem Significativa. Ensino. Aprendizagem.Resumo
Este artigo tem por objetivo propor uma reflexão sobre as mudanças e demandas do trabalho docente, em busca do aperfeiçoamento e qualidade das aprendizagens, tendo como contexto a formação continuada de professores. Nesse sentido, articula-se no estudo, a Teoria da Aprendizagem Significativa como um caminho à formação docente, a partir da proposição de um curso de formação continuada ofertado a um grupo de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A formação, organizada na forma de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), teve como intuito subsidiar teoricamente os docentes para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico de conteúdo-PCK (SHULMAN,2015) e também oferecer ferramentas para a articulação de procedimentos práticos e didáticos, em busca de aprendizagens mais qualificadas. Conclui-se que movimento teórico-prática proposto no curso, possibilitou aos participantes reflexões sobre sua práxis, bem como a tomada de consciência e o fortalecimento das práticas de ensino, consolidando saberes e aprimorando os conhecimentos que auxiliam professores na docência.Downloads
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Publicado
25-11-2022
Como Citar
DE SOUZA, G. F.; PINHEIRO, N. A. M.; DA SILVA, S. de C. R. Formação continuada de professores na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 575-598, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i2.13271. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/13271. Acesso em: 7 jul. 2025.
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Artigos
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