Inclusão no ensino superior: narrativas de estudantes com deficiência no contexto amazônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.13223

Palavras-chave:

Estudantes com deficiência. Inclusão no ensino superior. Metodologia de História de Vida.

Resumo

RESUMO O presente artigo tem por objetivo evidenciar, a partir de narrativas de estudantes com deficiência, os desafios e barreiras enfrentadas no processo inclusão no ensino superior, tendo em vista, a fragilidade da implementação das políticas públicas que contemplem seu ingresso, permanência, aprendizagem e sucesso acadêmico.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa, ancorada na metodologia de História de Vida. Para tal utilizou-se de entrevistas abertas, envolvendo estudantes com deficiência de uma universidade pública, que vivenciam suas experiências acadêmicas em diferentes municípios no estado do Amazonas. A partir das narrativas emergiram categorias temáticas que retratam a trajetória educacional para ingresso no ensino superior e questões envolvendo acessibilidade, inclusive a mobilidade e deslocamento atrelados à dinâmica das enchentes e vazantes dos rios, que constituem as estradas na Amazônia. Diante das narrativas dos próprios estudantes, pode-se evidenciar as barreiras enfrentadas durante o processo de escolarização, até o ingresso na universidade. Ficou evidente nos dados produzidos a necessidade de transformações na cultura organizacional das instituições educacionais. Pois, apesar do arsenal de documentos orientadores e legais, a luta pela implementação do direito a uma educação inclusiva é uma realidade que acompanha o percurso formativo dos estudantes com deficiência, também no ensino superior com deficiência.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joab Grana Reis, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Pedagogia (UFAM). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Concentração de estudos e pesquisas na área da Educação Especial. Atuei como professora na Educação Básica em Escolas Especiais; Classes Especiais, Sala de Recurso, como professora Itinerante e formadora pela SEMED/Manaus. Atualmente atuo como membro na Comissão da Política de Articulação Institucional de Inclusão na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde desenvolvo atividade como docente Adjunta. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Rosana Glat, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Programa de Pós-graduação em Educação (PROPEd) e no Curso de Pedagogia, nas modalidades presencial e a distância. Graduada em Psicologia pela University of the Pacific, Califórnia (1976), com Mestrado em Psicologia com ênfase em Análise Aplicada do Comportamento e Deficiência Intelectual pela Northeastern University de Boston (1978), e Doutorado em Psicologia Social e da Cultura pela Fundação Getúlio Vargas-RJ (1988). 

Downloads

Publicado

29-09-2022

Como Citar

REIS, J. G.; GLAT, R. Inclusão no ensino superior: narrativas de estudantes com deficiência no contexto amazônico. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 85-109, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i1.13223. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/13223. Acesso em: 8 jul. 2025.