Por que devemos ensinar História das Ciências em aulas de Ciências?: Contribuições a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i2.13201

Palavras-chave:

ensino de ciências, abordagem histórica, história e filosofia da ciência

Resumo

A abordagem histórica tem uma tradição consolidada na pesquisa em ensino de Ciências. Mesmo assim, artigos recentes têm apontado a persistente necessidade de explicitar os objetivos pedagógicos de tais propostas. Ademais, objeções diversas à abordagem histórica ainda são comuns na área de ensino de ciências. A partir disso, no presente trabalho, temos por objetivo discutir as potencialidades e os cuidados pedagógicos necessários em atividades didáticas com abordagem histórica, a partir do quadro teórico formado pela Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Em especial, argumentamos que, diante do cenário contemporâneo, é necessário que os alunos construam conhecimentos científicos bem como desenvolvam uma postura crítica, de “distanciamento antropológico”, para que sejam capazes de atuar no sentido de articular um mundo habitável e mais justo. Ao longo do trabalho, apresentamos brevemente os pressupostos da teoria, discutimos as potencialidades da abordagem histórica à luz de seus princípios, expomos alguns cuidados metodológicos e, por fim, respondemos a objeções comuns à abordagem histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathan Willig Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Física (PUC). Doutorado em Ensino de Física (UFRGS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - UFRGS. Docente do Programa do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - SBF

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UPF. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - UPF.

Downloads

Publicado

25-11-2022

Como Citar

LIMA, N. W.; ROSA, C. T. W. da. Por que devemos ensinar História das Ciências em aulas de Ciências?: Contribuições a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 484-510, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i2.13201. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/13201. Acesso em: 24 jun. 2025.