Diálogos entre inclusão educativa e educação em perspectiva de Direitos Humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.13185

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Diversidade, Direitos Humanos, Educação na chave dos Direitos Humanos

Resumo

Este artigo problematiza a categoria de inclusão a partir do debate teórico e da pragmática das políticas educacionais, no que diz respeito à tensão ontológica e binária exclusão/inclusão, ancorada no projeto da modernidade ocidental. Propõe uma abertura para a complexidade dos significados em disputa em torno da Educação em Direitos Humanos (EDH), considerando as contribuições das Epistemologias do Sul e, especialmente, dos intelectuais latino-americanos Carlos Skliar e Ana María Rodino. A controvérsia com a assimilação de uma igualdade colonizada e sua conseqüente ordem de regulação Estado-mercado, questiona outras localizações possíveis com um horizonte ético, estético e político na construção do pluriverso das diferenças, como  possibilidade de convivência emancipatória das comunidades, convocando categorias fora do centro em torno do reconhecimento, co-responsabilidade, hospitalidade, alteridade e reciprocidade. Esta é uma busca de vital importância para a mediação e a agência de Educação em Direitos Humanos, que irradia sua influência transformadora além mesmo das políticas educacionais, considerando os processos constituintes contemporâneos da América Latina, a partir de uma abordagem interdependente entre os direitos da humanidade e os da natureza, a fim de promover uma coexistência reparadora e solidária no cuidado da vida e de sua dignidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Isabel Godoy Peña, Universidad de Playa Ancha

Doctora en Estudios Americanos, Área Pensamiento y Cultura por la Universidad de Santiago de Chile. Profesora en Educación Diferencial/Especial por la Universidad de Playa Ancha.

Felip Gascón i Martín, Universidad de Playa Ancha

Periodista y Doctor en Ciencias de la Comunicación por la Universidad Autónoma de Barcelona. Académico Titular del Departamento de Estudios Territoriales y Diálogos Interculturales.

Consuelo Dinamarca Noack, Universidad de Playa Ancha

Socióloga por la Universidad de Playa Ancha, Magíster en Estudios de Género y Cultura, Mención Ciencias Sociales, Universidad de Chile.

Publicado

29-09-2022

Como Citar

GODOY PEÑA, L. I.; GASCÓN I MARTÍN, F.; DINAMARCA NOACK, C. Diálogos entre inclusão educativa e educação em perspectiva de Direitos Humanos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 70-84, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i1.13185. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/13185. Acesso em: 8 jul. 2025.