Análise das políticas educacionais na perspectiva da inclusão no México, 1988-2021
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.13116Palavras-chave:
educação especial, educação inclusiva, políticas educacionais, MéxicoResumo
Este estudo exploratório analisa a evolução das políticas educacionais de inclusão no México nos últimos seis anos de governo, por meio da metodologia de análise de conteúdo quantitativa e qualitativa. A pesquisa permite avaliar as políticas públicas de inclusão educacional naquele país, em termos de planos e programas setoriais de educação, seu contexto e seus impactos ou consequências, tanto para a gestão educacional quanto para o trabalho e a consolidação da justiça social, marco dos direitos humanos. Os resultados preliminares mostram que o México possui um marco legal para o planejamento democrático, mas há pouca clareza na forma como a consulta pública é incorporada às políticas públicas e os Planos Nacionais de Desenvolvimento e Programas Setoriais de Educação são baseados na racionalidade econômica neoliberal, mas gradativamente elementos de inclusão social foram incorporados a partir de marcos de equidade, inclusão, interculturalidade e gênero.Downloads
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Publicado
29-09-2022
Como Citar
REYES VERDUZCO, M. del C.; KRAL, K. K. Análise das políticas educacionais na perspectiva da inclusão no México, 1988-2021. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 43-69, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i1.13116. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/13116. Acesso em: 8 jul. 2025.
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Artigos
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