Escala infantil de atitudes sociais em relação à inclusão
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.13072Palavras-chave:
Atitudes Sociais. Inclusão. Ensino Fundamental.Resumo
O presente estudo descreve o processo de validação de uma escala denominada Atitudes Sociais em Relação a Inclusão – Escala Infantil (ASI-EI). Participaram 1063 estudantes do Ensino Fundamental, Ciclos I e II, de quatro regiões brasileiras, sendo 500 do sexo masculino e 563 do sexo feminino. Para a coleta de dados utilizou-se a ASI-EI, constituída por 20 itens, dos quais 10 expressam atitudes sociais favoráveis em relação à inclusão e outros 10, atitudes desfavoráveis. A ASI-EI foi aplicada coletivamente em salas de aula. O Test de Student e o de Qui-quadrado evidenciaram a adequação dos itens. A fidedignidade da escala também foi evidenciada pelo procedimento de split half. A análise da validade produziu inequívoca evidência de que a ASI-EI mede o fenômeno a cuja mensuração se destina. O trabalho desenvolvido resultou na construção de um instrumento válido e confiável para medir as atitudes sociais de estudantes do Ensino Fundamental em relação à inclusão.Downloads
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Publicado
29-09-2022
Como Citar
VIEIRA, C. M.; OMOTE, S.; BALEOTTI, L. R.; GOMES DA SILVA E SOUZA, M. M. Escala infantil de atitudes sociais em relação à inclusão. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 132-148, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i1.13072. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/13072. Acesso em: 8 jul. 2025.
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Artigos
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