Desafios do ensino remoto na docência universitária

experiências e narrativas de professores da pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.12402

Palavras-chave:

Ensino remoto. Relação professor e estudante. Docência universitária. Pesquisa (auto)biográfica

Resumo

A pandemia da corona vírus configurou radicalmente, no âmbito educacional, as formas de se estabelecer comunicação e os processos de ensino e de aprendizagem. O cenário pandêmico fez emergir uma nova didática, e novas formas de relações pedagógicas, sobretudo em se considerando a relação entre alunos e professores. O presente texto foca na problemática das aulas remotas e visa compreender as limitações e potencialidades deste tipo de aula, bem como analisar as relações comunicativas e interações de professores com seus alunos em tempos de pandemia. Quatro professores que atuam em cursos de pós-graduação stricto sensu de uma universidade pública do estado da Bahia participaram da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, ancorada na abordagem (auto)biográfica, tendo como dispositivo as entrevistas narrativas. Os resultados sugerem que há uma evidente problemática na aula remota que torna grandioso o desafio que professores e estudantes enfrentam para ensinar e aprender. A valorização da profissão docente ficou em evidência, sobretudo pelo reconhecimento de que as tecnologias tornam-se aliadas em situações de aulas remotas, mas não eliminam o protagonismo docente do processo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-doutorando e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017). Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Gestão de Pessoas com ênfase em Competências no setor público pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC - (2009). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1998). Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1997). É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UEFS. Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO. Coordenador e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. É membro do GT 4 - Didática da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação - ANPEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior (graduação e pós-graduação), atuando como professor e pesquisador nos seguintes temas: formação do educador, identidade docente, didática, leitura e produção textual, ensino de língua portuguesa, pesquisa em educação, pesquisa (auto)biográfica e docência universitária e na Educação Básica.  

Yarelis Karina Araque Vergara, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Possui graduação em Técnico Superior Universitario en Construcción Civil pelo Instituto Universitario Tecnológico de Ejido (2011), graduação em Educação Integral pela Universidade Bolivaraina de Venezuela (2012) e graduação em Educação Física, Esporte e Lazer pela Universidade dos Andes (2017).  Mestrado em educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS. Membro do  Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária da mesma universidade. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, escola de educação, mulheres, combinação e convergência, também em temas relacionados com tecnologias e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino aprendizagem, utilização das tecnologias na aula de classe. 

Downloads

Publicado

02-05-2023

Como Citar

SILVA, F. O. da; VERGARA, Y. K. A. Desafios do ensino remoto na docência universitária: experiências e narrativas de professores da pós-graduação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e12402, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.12402. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/12402. Acesso em: 16 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo