Instrução educativa e interesse múltiplo em Herbart: aproximações com a formação do sujeito ético em Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i3.12223

Palavras-chave:

Educação. Saber/conhecimento. Condição Hermenêutica. Ética.

Resumo

Este artigo retoma de Johann Friedrich Herbart as noções de instrução educativa e de multiplicidade do interesse, num esforço de releitura do seu potencial pedagógico pela sua articulação com o caráter hermenêutico da condição humana. Tal caráter leva ao entendimento de que há uma dimensão ética e formativa presente nos saberes/conhecimentos escolares e que tornam possível a constituição de um modo ético de existir. De Herbart, pela via da reflexão hermenêutica, o artigo estabelece aproximações com Michel Foucault, de cuja obra recupera o sentido formativo do cuidado de si e do saber da espiritualidade a ele vinculado. Assim, compreende-se que o saber/verdade pode trazer ao sujeito uma transformação de si à medida que se constitui para ele como modalização espiritual. Tem-se, assim, algo muito próximo da noção espiritual de interesse de Herbart e do objetivo de sua instrução educativa, que é forjar uma disposição espiritual, um interesse múltiplo no sujeito pelo mundo e pelas relações humanas. A formação para a multiplicidade do interesse amplia o universo simbólico do sujeito, permitindo-lhe compreender a si, ao outro e ao mundo de modo alargado, o que é fundamental para uma vida ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Pedro Boufleuer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

possui graduação em Estudos Sociais pelo Instituto Educacional Dom Bosco (1983) , graduação em Filosofia pelo Instituto Educacional Dom Bosco (1984) , especialização em Especialização Em Educação pelo Instituto Educacional Dom Bosco (1988) , mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: PEDAGOGIA, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, HABERMAS, AÇÃO COMUNICATIVA, PARADIGMA DA COMUNICAÇÃO e AGIR COMUNICATIVO.

Franciele da Silva dos Anjos Strohhecker, UNIJUI

Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ; doutoranda em Educação nas Ciências na UNIJUÍ; bolsista da CAPES.

Downloads

Publicado

04-07-2022

Como Citar

BOUFLEUER, J. P.; STROHHECKER, F. da S. dos A. Instrução educativa e interesse múltiplo em Herbart: aproximações com a formação do sujeito ético em Foucault. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 995-1015, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i3.12223. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/12223. Acesso em: 17 jul. 2025.