Instrução educativa e interesse múltiplo em Herbart: aproximações com a formação do sujeito ético em Foucault
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v28i3.12223Palavras-chave:
Educação. Saber/conhecimento. Condição Hermenêutica. Ética.Resumo
Este artigo retoma de Johann Friedrich Herbart as noções de instrução educativa e de multiplicidade do interesse, num esforço de releitura do seu potencial pedagógico pela sua articulação com o caráter hermenêutico da condição humana. Tal caráter leva ao entendimento de que há uma dimensão ética e formativa presente nos saberes/conhecimentos escolares e que tornam possível a constituição de um modo ético de existir. De Herbart, pela via da reflexão hermenêutica, o artigo estabelece aproximações com Michel Foucault, de cuja obra recupera o sentido formativo do cuidado de si e do saber da espiritualidade a ele vinculado. Assim, compreende-se que o saber/verdade pode trazer ao sujeito uma transformação de si à medida que se constitui para ele como modalização espiritual. Tem-se, assim, algo muito próximo da noção espiritual de interesse de Herbart e do objetivo de sua instrução educativa, que é forjar uma disposição espiritual, um interesse múltiplo no sujeito pelo mundo e pelas relações humanas. A formação para a multiplicidade do interesse amplia o universo simbólico do sujeito, permitindo-lhe compreender a si, ao outro e ao mundo de modo alargado, o que é fundamental para uma vida ética.Downloads
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Publicado
04-07-2022
Como Citar
BOUFLEUER, J. P.; STROHHECKER, F. da S. dos A. Instrução educativa e interesse múltiplo em Herbart: aproximações com a formação do sujeito ético em Foucault. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 995-1015, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i3.12223. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/12223. Acesso em: 17 jul. 2025.
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Artigos
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