O que é educar um bebê? Os primórdios da estruturação psíquica dentro da instituição escolar
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.11845Palavras-chave:
educação infantil , psicanálise, creche, estimulação precoce, estruturação psíquica.Resumo
o acesso de bebês à educação infantil é, por um lado, um direito da mãe-trabalhadora e, por outro, do bebê e da pequena criança. Tal conquista legal não implica que clínicos e educadores deixem de lado a interrogação acerca de como ocorre a sustentação da presencia-ausência entre uma mãe e um bebê para que a passagem entre os cuidados maternos e institucionais possa representar uma extensão de laços e não um rompimento da referência primeira (traço unário) que sustenta a série simbólica da vida de um bebê. Ao mesmo tempo, é preciso qualificar a intervenção dos profissionais da educação infantil, tornando transmissível como nesses pequenos atos cotidianos de alimentação, higiene ou embalo do sono, frequentemente desvalorizados dentro da cultura, estão em jogo as primeiras inscrições constituintes do psiquismo de um bebê que atrelam as percepções que chegam até ele às representações simbólicas ofertadas por quem dele cuida. Por isso, profissionalizar a intervenção de educadores da primeira infância não implica cair em técnicas rígidas, mas resgatar a complexidade da transmissão simbólica implicada nos cuidados cotidianos, no brincar da pequena criança e nos jogos constituintes de um bebê como sujeito do desejo em estruturação, sublinhados nas contribuições da clínica da estimulação precoce permeada pela psicanálise.Downloads
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Publicado
18-04-2022
Como Citar
JERUSALINSKY, J. O que é educar um bebê? Os primórdios da estruturação psíquica dentro da instituição escolar. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 609-621, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i2.11845. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11845. Acesso em: 14 jun. 2025.
Edição
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Artigos
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