O lugar do estágio curricular supervisionado das licenciaturas no contexto de pandemia por Covid-19: as condições econômicas e sociais e a morbimortalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.11785

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino Remoto, COVID-19, Políticas Educacionais, Formação de Professores

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca do lugar do Estágio Curricular Supervisionado nas Licenciaturas no contexto de suspensão das atividades acadêmicas e escolares presenciais em virtude da Covid-19, articulado com as condições econômicas, sociais e as taxas de morbimortalidade oriundas da pandemia. A problemática que balizou a discussão indaga: Qual o lugar do Estágio Curricular Supervisionado no contexto de suspensão do ensino presencial ocasionado pela pandemia por COVID-19? Na tentativa de responder essa questão, realizou-se um estudo teórico na legislação educacional referente a pandemia; estudo dos dados oficiais apresentados e dados de pesquisas da área de Educação e Saúde. Fundamentado nesses estudos, se discute as condições econômicas, sociais e a morbimortalidade da pandemia por Covid-19, articulada à realidade do trabalho docente no ensino remoto e suas relações com o Estágio Curricular Supervisionado nas Licenciaturas. Evidencia-se que as condições econômicas, sociais e a morbimortalidade desta pandemia, juntamente com os problemas ético-político-educacionais, os desafios da gestão escolar e do trabalho docente, virtual/remota ou presencialmente, também fazem parte da agenda de debates do Estágio, por compor a realidade escolar nesse momento histórico. Defende-se, então, que o lugar do Estágio Curricular Supervisionado das licenciaturas no contexto da Pandemia por COVID-19 consiste na problematização dessas condições que acentuam as desigualdades sociais e educacionais brasileiras e implicam diretamente no trabalho docente e na formação inicial dos professores.

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Biografia do Autor

Patrícia Caldeira Tolentino Czech, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Professora do Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Ponta Grossa (DEBIO/UEPG). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Políticas Educacionais e Educação em Ciências (UnB), do Diretório do CNPq. E-mail: pctolentino@uepg.com ; pctolentino31@gmail.com 

Rodrigo Diego de Souza, Universidade de Brasília

Doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-MP/UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEduC/UnB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Políticas Educacionais e Educação em Ciências (UnB), do Diretório do CNPq, professor.rodrigosouza@gmail.com / rodrigo.souza@unb.br

Patrícia Correia de Paula Marcoccia, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação (UTP). Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (DEPED/UEPG). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UEPG). Líder do Grupo de Pesquisa em Trabalho, Educação, Formação de Professores e Educação do Campo (UEPG) e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Políticas Educacionais e Educação em Ciências (UnB), ambos do Diretório do CNPq. E-mail: pa.tyleo12@gmail.com

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Publicado

18-04-2022

Como Citar

CALDEIRA TOLENTINO CZECH, P.; SOUZA, R. D. de; CORREIA DE PAULA MARCOCCIA, P. O lugar do estágio curricular supervisionado das licenciaturas no contexto de pandemia por Covid-19: as condições econômicas e sociais e a morbimortalidade. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 573-590, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i2.11785. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11785. Acesso em: 23 maio. 2025.