Educação e saúde: reflexões e possíveis olhares ao cuidado centrado no paciente em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.11667Palavras-chave:
Cuidado centrado no paciente. Saúde. Educação permanente. Biopolítica.Resumo
Presenciam-se, a cada momento, descobertas de novas doenças e, ao mesmo tempo, uma fragilidade na manutenção da saúde da população. O mundo encontra-se perplexo diante da pandemia de COVID-19 que assola o planeta. Esses são aspectos importantes no cenário em que pacientes estão cada vez mais questionadores. É imperativo salientar que os pacientes possuem o direito de conhecer e participar do planejamento, do cuidado, desde a identificação da doença, promovendo o envolvimento na promoção e manutenção da saúde e, até mesmo, nas internações se essas forem necessárias. Este artigo é resultado de atividades de pesquisa de natureza conceitual a partir de elementos empíricos vivenciados em relação ao contexto da saúde e espiritualidade dos autores. Compreender os aspectos da biopolítica e das reflexões de sujeito e autonomia em Paulo Freire se faz necessário para conduzir uma reflexão sobre como os profissionais da saúde poderão estreitar os laços de comunicação com os pacientes. Esse tema torna-se de grande relevância para discussão frente ao processo do cuidado da saúde e a importância do respeito da opinião do sujeito valorizando sua singularidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
29-09-2022
Como Citar
JUNQUEIRA, N. da S. T.; DA ROSA, G. A.; LUCHESE, T. Ângela. Educação e saúde: reflexões e possíveis olhares ao cuidado centrado no paciente em tempos de pandemia. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 265-283, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i1.11667. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11667. Acesso em: 8 jul. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.