A criança e a escola: da invisibilidade ao protagonismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.11119

Palavras-chave:

Autonomia. Infância. Invisibilidade. Protagonismo.

Resumo

O presente estudo é uma reflexão sobre crianças-alunos de uma turma dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de tempo integral da rede municipal de ensino do município de Santa Rosa/RS, e analisa as práticas que aferem a invisibilidade e/ou o protagonismo. O objetivo principal é compreender, que situações do espaço escolar, favorecem a construção da autonomia da criança. Os dados foram elaborados a partir da pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, mediante a observação participante, com registro em diário de campo que converge, posteriormente, para relatos das anotações e momentos vividos com o grupo de cinco sujeitos da pesquisa, os quais foram também entrevistados por intermédio de questões semidirigidas. A pesquisa se insere nas concepções da pedagogia crítica com referência em: Freire (1996), Sirota (1994), Sarmento (2002, 2005, 2015), entre outros. Concluiu-se, portanto, que, embora a escola tenha a função de ser espaço de promoção do desenvolvimento do protagonismo, a oferta de uma educação de qualidade, centrada no sujeito, demanda o comprometimento e a participação de todos para concretizar o seu papel.

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Biografia do Autor

Hedi Maria Luft, UNIJUI

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1987), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998) UNIJUI e doutorado em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos- UNISINOS. É professora Adjunta Nível 2 da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUI. É professora municipal e atua na rede estadual Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu. Concentra sua experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, educação popular, profissional, planejamento, gestão e formação de professores.

Kátia Aparecida Dias Peroty, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas. Professora da Rede Municipal de Ensino de Santa Rosa (RS). Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). perotykatia@gmail.com. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6012979951700116. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0341-6194

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Publicado

29-09-2022

Como Citar

LUFT, H. M.; DIAS PEROTY, K. A. A criança e a escola: da invisibilidade ao protagonismo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 248-264, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i1.11119. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11119. Acesso em: 8 jul. 2025.