A criança e a escola: da invisibilidade ao protagonismo
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.11119Palavras-chave:
Autonomia. Infância. Invisibilidade. Protagonismo.Resumo
O presente estudo é uma reflexão sobre crianças-alunos de uma turma dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de tempo integral da rede municipal de ensino do município de Santa Rosa/RS, e analisa as práticas que aferem a invisibilidade e/ou o protagonismo. O objetivo principal é compreender, que situações do espaço escolar, favorecem a construção da autonomia da criança. Os dados foram elaborados a partir da pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, mediante a observação participante, com registro em diário de campo que converge, posteriormente, para relatos das anotações e momentos vividos com o grupo de cinco sujeitos da pesquisa, os quais foram também entrevistados por intermédio de questões semidirigidas. A pesquisa se insere nas concepções da pedagogia crítica com referência em: Freire (1996), Sirota (1994), Sarmento (2002, 2005, 2015), entre outros. Concluiu-se, portanto, que, embora a escola tenha a função de ser espaço de promoção do desenvolvimento do protagonismo, a oferta de uma educação de qualidade, centrada no sujeito, demanda o comprometimento e a participação de todos para concretizar o seu papel.Downloads
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Publicado
29-09-2022
Como Citar
LUFT, H. M.; DIAS PEROTY, K. A. A criança e a escola: da invisibilidade ao protagonismo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 248-264, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i1.11119. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11119. Acesso em: 8 jul. 2025.
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Artigos
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