Política de identidade e de reconhecimento em Taylor e Honneth: fontes normativas no campo educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.11063

Palavras-chave:

Educação. Filosofia da Educação. Teoria do reconhecimento. Inclusão. Diferenças.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as pressuposições filosóficas de caráter normativo, indexadas à moderna teoria do reconhecimento presente nos pensamentos de Charles Taylor e Axel Honneth. Esta reflexão orienta-se a partir da acentuada entrada da teoria do reconhecimento, por intermédio dos círculos de leitura da teoria crítica e da hermenêutica, no  campo da filosofia da educação no Brasil. Subdividido em duas partes, a primeira ocupa-se das relações entre a identidade e a política do reconhecimento em Taylor, enquanto a segunda procura reconstituir desde a crítica de Honneth ao déficit sociológico da primeira geração da teoria crítica, passando por Foucault chegando à conceitualização da gramática moral do reconhecimento. Com isso, esperou-se produzir uma reflexão sobre os fundamentos da inclusão social, particularmente, no que se refere ao âmbito escolar e as políticas educacionais. Concluiu-se que, embora haja diferenças de abordagens entre esses filósofos, por um lado, existe um horizonte comum de valorização da intersubjetividade à formação do sujeito, garantindo uma normatividade do reconhecimento como expectativa de respeito próprio e, por outro, a ausência de reconhecimento ou seu falseamento produzirão uma base motivacional, justamente, pela privação e degradação que promovem, para engendrar novas lutas por reconhecimento.

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Biografia do Autor

Jonas Rangel Almeida, UNESP

Doutor em educação pela UNESP de Marília, SP. Atualmente trabalha como professor da rede pública de ensino do estado de São Paulo.

Pedro Ângelo Pagni, UNESP

Professor Livre-Docente do Departamente de Administração Escolar da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, Unesp-Marília.

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Publicado

29-09-2022

Como Citar

ALMEIDA, J. R.; PAGNI, P. Ângelo. Política de identidade e de reconhecimento em Taylor e Honneth: fontes normativas no campo educacional. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 149-176, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i1.11063. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11063. Acesso em: 8 jul. 2025.