Livros de Ocorrências: Características e Contribuições para o Desenvolvimento Moral dos Alunos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.11020Palavras-chave:
Regras. Escola. Moral.Resumo
Este artigo apresenta características dos livros de ocorrências (LO) em quatro escolas estaduais da cidade de Ponta Grossa/PR frente o processo de desenvolvimento moral. Os pressupostos teóricos estão embasados em trabalhos de Piaget e Puig sobre a moralidade e as práticas morais. Foram analisadas 90 ocorrências, utilizando a análise de conteúdo coadjuvada pelo software Alceste. Os resultados indicam que os registros possuem conteúdo moral relacionados à indisciplina, ao desinteresse e ao desrespeito. Os encaminhamentos consistem em repassar os conflitos para a instância familiar e as práticas morais estão na condução verbal. A pesquisa conclui que os LO relatam conflitos escolares normativos e morais dissociados do desenvolvimento de práticas educativas promotoras da construção de valores e moralidade autônoma.Downloads
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Publicado
29-09-2022
Como Citar
KOGA, V. T.; ROSSO, A. J. Livros de Ocorrências: Características e Contribuições para o Desenvolvimento Moral dos Alunos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 331-352, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i1.11020. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11020. Acesso em: 8 jul. 2025.
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Artigos
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