Livros de Ocorrências: Características e Contribuições para o Desenvolvimento Moral dos Alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.11020

Palavras-chave:

Regras. Escola. Moral.

Resumo

Este artigo apresenta características dos livros de ocorrências (LO) em quatro escolas estaduais da cidade de Ponta Grossa/PR frente o processo de desenvolvimento moral. Os pressupostos teóricos estão embasados em trabalhos de Piaget e Puig sobre a moralidade e as práticas morais. Foram analisadas 90 ocorrências, utilizando a análise de conteúdo coadjuvada pelo software Alceste. Os resultados indicam que os registros possuem conteúdo moral relacionados à indisciplina, ao desinteresse e ao desrespeito. Os encaminhamentos consistem em repassar os conflitos para a instância familiar e as práticas morais estão na condução verbal. A pesquisa conclui que os LO relatam conflitos escolares normativos e morais dissociados do desenvolvimento de práticas educativas promotoras da construção de valores e moralidade autônoma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Terezinha Koga, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada em Ciências Biológicas (2008), Mestre (2012) e Doutora em Educação (2017), na linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora Colaboradora na mesma Universidade, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Ademir José Rosso, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor no Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

29-09-2022

Como Citar

KOGA, V. T.; ROSSO, A. J. Livros de Ocorrências: Características e Contribuições para o Desenvolvimento Moral dos Alunos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 331-352, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i1.11020. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11020. Acesso em: 8 jul. 2025.