Ocupações escolares no município de Francisco Beltrão-PR: contribuições para a formação dos jovens
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.10629Palavras-chave:
Ocupações escolares. Movimento estudantil. Ensino Médio.Resumo
O avanço das políticas neoliberais e o acirramento dos conflitos de classes têm repercutido no âmbito educacional, como observado em 2015 e 2016. Inicialmente, isto aconteceu por meio de reformas educacionais levadas a cabo em diferentes estados brasileiros e, em seguida, por meio de políticas públicas nacionais, tais como a reforma do ensino médio e a PEC 55. Em ambos os casos, houve a reação dos estudantes através de ocupações escolares. Este artigo reflete sobre as ocupações ocorridas em 2016, no Paraná, especialmente no município de Francisco Beltrão. O objetivo é historicizá-las e destacar seu caráter formativo. A pesquisa tem caráter qualitativo e se realizou a partir de leituras sobre a temática, análise de documentos e entrevistas com onze estudantes. O texto apresenta o processo das ocupações escolares no país entendidas a partir da categorização temporal proposta por Groppo (2018). Mostra também como este processo foi vivenciado no município de Francisco Beltrão, revelando e seu potencial formativo e considerando as contribuições de Paulo Freire, para quem “a prática da liberdade só encontrará adequada expressão numa pedagogia em que o oprimido tenha condições de, reflexivamente, descobrir-se e conquistar-se como sujeito de sua própria destinação histórica” (FIORI, 1987, p. 5).Downloads
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Publicado
29-09-2022
Como Citar
DAVID, F. M.; MARTINS, S. A. Ocupações escolares no município de Francisco Beltrão-PR: contribuições para a formação dos jovens. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 305-330, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i1.10629. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/10629. Acesso em: 8 jul. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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