Ocupações escolares no município de Francisco Beltrão-PR: contribuições para a formação dos jovens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.10629

Palavras-chave:

Ocupações escolares. Movimento estudantil. Ensino Médio.

Resumo

O avanço das políticas neoliberais e o acirramento dos conflitos de classes têm repercutido no âmbito educacional, como observado em 2015 e 2016. Inicialmente, isto aconteceu por meio de reformas educacionais levadas a cabo em diferentes estados brasileiros e, em seguida, por meio de políticas públicas nacionais, tais como a reforma do ensino médio e a PEC 55. Em ambos os casos, houve a reação dos estudantes através de ocupações escolares. Este artigo reflete sobre as ocupações ocorridas em 2016, no Paraná, especialmente no município de Francisco Beltrão. O objetivo é historicizá-las e destacar seu caráter formativo. A pesquisa tem caráter qualitativo e se realizou a partir de leituras sobre a temática, análise de documentos e entrevistas com onze estudantes. O texto apresenta o processo das ocupações escolares no país entendidas a partir da categorização temporal proposta por Groppo (2018). Mostra também como este processo foi vivenciado no município de Francisco Beltrão, revelando e seu potencial formativo e considerando as contribuições de Paulo Freire, para quem “a prática da liberdade só encontrará adequada expressão numa pedagogia em que o oprimido tenha condições de, reflexivamente, descobrir-se e conquistar-se como sujeito de sua própria destinação histórica” (FIORI, 1987, p. 5).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele Maria David, Unioeste

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004), mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2019). Atualmente é professora pedagoga da Secretária Estadual de Educação, e professora colaboradora da  Universidade  Estadual do Oeste do Paraná.  Tem como principal foco de estudos: Formação humana, Movimentos Sociais e Juventude.

Suely Aparecida Martins, Unioeste-Paraná

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (1996), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da educação, juventude e educação, educação e movimentos sociais.

Downloads

Publicado

29-09-2022

Como Citar

DAVID, F. M.; MARTINS, S. A. Ocupações escolares no município de Francisco Beltrão-PR: contribuições para a formação dos jovens. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 305-330, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i1.10629. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/10629. Acesso em: 8 jul. 2025.