Diálogos entre educação não escolar e pedagogia: uma experiência de participação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.10542

Palavras-chave:

Gestão Participativa; Práticas Pedagógicas; Educação Não Formal.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetiva investigar a possibilidade de, por meio de uma gestão pedagógica participativa, articular a construção de práticas pedagógicas significativas em um espaço de educação não escolar, que traduzam a construção coletiva de um projeto pedagógico para o espaço educacional em que se realiza o Programa Recriar – campo empírico do estudo. A metodologia utilizada caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, tendo em vista o caráter participativo e propositivo da investigação. Logo, para sua condução, adotou-se o método da pesquisa ação, pois oferece as condições necessárias para uma construção coletiva. Os sujeitos da pesquisa formaram um grupo de pessoas, que foi denominado “Comitê do Programa Recriar”, que se reuniram para dialogar participativamente e construir o projeto pedagógico para o estabelecimento. Nesse processo, foi percebido que diálogo sofre suas contradições entre silêncios e empoderamento – que se verificam a partir dos diversos lugares ocupados pelo conjunto dos membros que compõem o Recriar. Por fim, como resultado, o estudo indicou que é possível pensar, de forma coletiva, práticas pedagógicas significativas para o Programa Recriar, configurando objetivos, intencionalidades e modos de ação que busquem promover a formação integral do ser humano, uma das finalidades da educação não escolar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Martiningui Onzi, Centro Universitário da Serra Gaúcha

Mestra em Gestão Educacional. Especialista em Gestão do Social. MBA em Marketing. Especialista em Gestão Estratégica em Educação. Graduada em Pedagogia. Coordenadora do Curso de Pedagogia no Centro Universitário da Serra Gaúcha. Docente do Curso de Pedagogia na modalidade Presencial e Semi-Presencial e coordenadora do espaço de Brinquedoteca do Centro Universitário da Serra Gaúcha. Presta consultoria e assessoria pedagógica para instituições técnicas e de ensino que necessitem fortalecer seus planos de ensino e metodologias pedagógicas de atuação. É mentora de mães e pais de adolescentes e teencoaching. Atuou como coordenadora e docente do Curso de Pedagogia na modalidade EaD no Centro Universitário da Serra Gaúcha. Experiência como professora de Educação Infantil e Séries Iniciais. Diretora de Escola de Educação Infantil. Gestão de Programas de Responsabilidade Social, nas modalidades de Contra Turno Escolar e Ensino Profissionalizante. (Texto informado pelo autor)

Daianny Madalena Costa, Unisinos

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional (Unisinos).

Downloads

Publicado

29-09-2022

Como Citar

ONZI, S. M.; COSTA, D. M. Diálogos entre educação não escolar e pedagogia: uma experiência de participação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 222-247, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i1.10542. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/10542. Acesso em: 8 jul. 2025.