A organização de ensino em ciclo no município de Teixeira de Freitas/BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.10122

Palavras-chave:

Ciclo de alfabetização. Progressão continuada. Organização do ensino.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender a organização de ensino sobre o regime de ciclo no município de Teixeira de Freitas. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e utilizou como procedimento para a produção dos dados a entreista com professores e a coordenadora da escola e a análise dos seguintes documentos: Regimento Escolar Unificado das Escolas Municipais de Teixeira de Freitas - BA (2011), versão preliminar das Diretrizes Curriculares Municipais para o Ciclo de Alfabetização (DCMA), bem como a legislação nacional e municipal que contempla a organização de ensino em ciclo. A partir da análise desse material foi possível inferir que o ciclo de aprendizagem é a forma que mais se aproxima da orgtanização de ensino na rede pesquisada, tendo como finalidade garantir o fluxo escolar, minimizar os índices de reprovação e promover a criação de vagas para matrícula na escola, o que parece continuar sendo os principais motivos que justificaram a adesão do governo municipal a essa organização do sistema de ensino, embora não esteja clara referência sobre a valoriação da infância e uma aprendizagem autônoma para a formação da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabete Souza Couto, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC/BA

Graduada em Pedagogia pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna / FESPI (1991), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz/Universidade Federal da Bahia - UFBA (1999) e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Professora na Universidade Estadual de Santa Cruz e credenciada no programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Tem experiência na área de Educação, ensino, pesquisa e extensão com ênfase em formação e desenvolvimento profissional de professores, aprendizagem da docência, tecnologias educacionais, educação a distância e alfabetização.

Priscila Alves Pereira, Rede Municipal de Ensino de Teixeira de Freitas -BA

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Teixeira de Freitas (FACTEF), especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É professora efetiva da rede pública municipal de ensino da cidade de Teixeira de Freitas - BA, onde atua na coordenação do Núcleo de Formação Continuada na Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Atualmente, atua também como professora substituta no Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia.

Downloads

Publicado

29-09-2022

Como Citar

COUTO, M. E. S.; PEREIRA, P. A. A organização de ensino em ciclo no município de Teixeira de Freitas/BA. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 353-374, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i1.10122. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/10122. Acesso em: 8 jul. 2025.