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CHAMADAS PARA NOVAS SUBMISSÕES, v. 32, 2025

Além de artigos de fluxo contínuo, resenhas e entrevistas, com submissões abertas ao longo de todo o ano, a Revista Espaço Pedagógico estará aceitando submissões para os dossiês abaixo, exclusivamente, no período de 01/01/2025 a 30/09/2025.

 

Dossiê - Diálogos entre Ciência e Sociedade: o papel da Popularização, Divulgação e Comunicação Científica

Organização: Cleci Werner da Rosa, Giselle Rôças, Grazielle Rodrigues Pereira

Ementa: Este dossiê explora reflexões sobre aspectos teóricos e/ou práticos acerca da popularização, divulgação e comunicação pública da ciência e tecnologia voltadas à educação científica, destacando abordagens inovadoras que promovam a interação entre ciência e sociedade. São abordados temas relacionados à formação de professores, estratégias didáticas, avaliação da pós-graduação, clubes e feiras de ciências, espaços formais e não formais de educação, estudo de público, políticas públicas de popularização da C&T, participação cidadã, inclusão social e acessibilidade, ciência e arte dentre outros temas relacionados à divulgação e comunicação pública da ciência e tecnologia.

 

Dossiê - Currículo e Políticas Educacionais: campo de disputas e tensionamentos

Organização: Altair Alberto Fávero, Luciane Spanhol Bordignon, Carina Tonieto

Ementa: O Currículo historicamente é um campo de intensas disputas e tensionamentos entre os distintos atores que compõe o cenário educacional. Considera-se que teorizar sobre o currículo e as políticas educacionais no atual cenário, implica em problematizar, compreender, analisar, descrever e evidenciar diversas questões que surgem da forma como se articulam os distintos contextos que pautam as agendas educacionais no âmbito político, econômico, cultural, social e pedagógico. O dossiê tem como escopo socializar reflexões teóricas, análises documentais, experiências pedagógicas, posicionamentos críticos e concepções de currículo e políticas educacionais das distintas modalidades de educação tangenciadas pelas atuais reformas que estão em curso.

 

Dossiê - Educação em Direitos Humanos: amorosidade no confronto com a cultura do ódio

Organização: Eldon Henrique Mühl, Paulo Cesar Carbonar, Elisa Mainardi

Ementa: O papel dos direitos humanos na educação tem sido tema recorrente nas análises desde o surgimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. Inúmeras foram as declarações e iniciativas tomadas pela ONU e outros órgãos no sentido de esclarecer e fortalecer o papel da educação na realização dos direitos humanos em todos os países e em todas as culturas. Apesar disso, estamos percebendo que nem sempre o tema dos direitos humanos é bem acolhido por muitos movimentos e grupos que buscam impedir sua realização, alimentando o ódio e o desprezo de quem luta pela causa dos DH. Esta postura tem atingido diretamente a escola e, de modo especial, os professores e demais profissionais que atuam com a educação. Constantes são as notícias que apresentam fatos e situações de agressões a professores e servidores da educação, provocando um clima de desconforto e mal-estar no contexto escolar. A proposição deste dossiê é trazer ao debate temas que analisam e reflitam sobre a cultura do ódio na atual sociedade e seu impacto no processo formativo escolar. A publicação irá repercutir os debates que serão realizados no X Colóquio Nacional dos Direitos Humanos, organizado pela Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo, RS, que em 2024 completou 40 anos de existência.